Relatório de Avaliação das Eleições 2024 é apresentado pelo TSE
Presidentes dos 27 TREs estiveram presentes no evento
O presidente do TRE-SP e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), desembargador Silmar Fernandes, reuniu-se nesta segunda-feira (9) com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF). Na oportunidade, a ministra apresentou o Relatório de Avaliação das Eleições Municipais 2024 aos presidentes de tribunais eleitorais de todo o país e à imprensa.
Além de dar transparência às ações da Justiça Eleitoral, o documento apresenta resultados quantitativos e qualitativos sobre o pleito municipal de 2024, visando identificar aspectos positivos, desafios enfrentados e áreas que podem ser aprimoradas para as Eleições Gerais de 2026.
O Relatório reúne os itens do processo eleitoral que foram objeto de estudo e conclusão dos especialistas do TSE, a partir de informações obtidas com os TREs, os cartórios eleitorais e as unidades técnicas do TSE. Entre os temas estão dados de comparecimento do eleitorado às urnas e de abstenção; denúncias e ocorrências; acessibilidade; e perfil do eleitorado por idade, sexo e raça. Também há informações sobre o quantitativo de urnas utilizadas no pleito.
O balanço também aponta os desafios a serem enfrentados e que auxiliarão no aperfeiçoamento das ações a serem adotadas para as Eleições Gerais de 2026.
A ministra Cármen Lúcia agradeceu às cidadãs e aos cidadãos que compareceram às urnas; às juízas e aos juízes; às servidoras e aos servidores da Justiça Eleitoral; às ministras e aos ministros do TSE; e àqueles que atuaram voluntariamente no pleito como mesárias mesários.
A presidente do TSE ainda agradeceu o apoio das forças de segurança para garantir o bom andamento do pleito em todo o país e reforçou o agradecimento à imprensa brasileira pela contribuição com informações que fortaleceram o processo democrático ao combater a mentira e a desinformação.
“Não há democracia forte sem um Poder Judiciário independente e uma imprensa livre. O comparecimento maciço nas eleições não se faria sem a presença de todos os senhores”, afirmou a ministra Cármen Lúcia.
Acompanharam o presidente do Regional paulista a juíza assessora da Presidência do TRE-SP, Fernanda Colombini, e o diretor-geral, Claucio Corrêa.
Confira a íntegra do relatório.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).