Relatório de Avaliação das Eleições 2024 é apresentado pelo TSE

Presidentes dos 27 TREs estiveram presentes no evento

Presidentes dos 27 TREs estiveram presentes no evento

O presidente do TRE-SP e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), desembargador Silmar Fernandes, reuniu-se nesta segunda-feira (9) com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF). Na oportunidade, a ministra apresentou o Relatório de Avaliação das Eleições Municipais 2024 aos presidentes de tribunais eleitorais de todo o país e à imprensa.

Além de dar transparência às ações da Justiça Eleitoral, o documento apresenta resultados quantitativos e qualitativos sobre o pleito municipal de 2024, visando identificar aspectos positivos, desafios enfrentados e áreas que podem ser aprimoradas para as Eleições Gerais de 2026.

O Relatório reúne os itens do processo eleitoral que foram objeto de estudo e conclusão dos especialistas do TSE, a partir de informações obtidas com os TREs, os cartórios eleitorais e as unidades técnicas do TSE. Entre os temas estão dados de comparecimento do eleitorado às urnas e de abstenção; denúncias e ocorrências; acessibilidade; e perfil do eleitorado por idade, sexo e raça. Também há informações sobre o quantitativo de urnas utilizadas no pleito. 

O balanço também aponta os desafios a serem enfrentados e que auxiliarão no aperfeiçoamento das ações a serem adotadas para as Eleições Gerais de 2026.  

A ministra Cármen Lúcia agradeceu às cidadãs e aos cidadãos que compareceram às urnas; às juízas e aos juízes; às servidoras e aos servidores da Justiça Eleitoral; às ministras e aos ministros do TSE; e àqueles que atuaram voluntariamente no pleito como mesárias mesários.    

A presidente do TSE ainda agradeceu o apoio das forças de segurança para garantir o bom andamento do pleito em todo o país e reforçou o agradecimento à imprensa brasileira pela contribuição com informações que fortaleceram o processo democrático ao combater a mentira e a desinformação.  

“Não há democracia forte sem um Poder Judiciário independente e uma imprensa livre. O comparecimento maciço nas eleições não se faria sem a presença de todos os senhores”, afirmou a ministra Cármen Lúcia. 

Acompanharam o presidente do Regional paulista a juíza assessora da Presidência do TRE-SP, Fernanda Colombini, e o diretor-geral, Claucio Corrêa.

Confira a íntegra do relatório

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido