Protocolo do CNJ reforça compromisso do Judiciário com a equidade racial
Diretrizes voltadas para a Justiça Eleitoral visam ampliar a participação da população negra, garantindo sua representação nas eleições
O Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, publicado em novembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), traz diretrizes e orientações a magistrados e magistradas para que os aspectos raciais sejam considerados na análise dos casos concretos em julgamento. O protocolo tem aplicação obrigatória e busca o reconhecimento pelo Judiciário das desigualdades históricas e estruturais que afetam a população negra.
Para o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o documento representa um novo suporte para promover um ambiente mais inclusivo e justo nas eleições com igualdade racial na representatividade política, de modo a refletir a diversidade da sociedade brasileira.
Justiça Eleitoral conclui série sobre equidade racial; veja vídeos
O Protocolo propõe uma série de medidas no campo do direito eleitoral, que inclui um aperfeiçoamento do controle da distribuição dos recursos do fundo de financiamento de campanha destinados a viabilizar candidaturas negras.