Justiça Eleitoral diploma eleitas e eleitos no pleito municipal de São Paulo

Cerimônia aconteceu no Memorial da América Latina, nesta quinta (19); foram diplomados o prefeito Ricardo Nunes e seu vice, além de vereadoras e vereadores

Cerimônia aconteceu no Memorial da América Latina, nesta quinta (19); foram diplomados o prefeit...

A Justiça Eleitoral de São Paulo realizou, nesta quinta (19), a cerimônia de diplomação das candidatas e dos candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador da capital. O ato solene marca o fim do processo eleitoral de 2024 e habilita eleitos e eleitas a assumir e exercer seus mandatos. A diplomação foi realizada no auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina. No local, foram diplomados o prefeito Ricardo Nunes (MDB), além de 50 vereadoras e vereadores que vão integrar a Câmara Municipal a partir do próximo ano. 

Em discurso na cerimônia, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, afirmou que a diplomação é ato formal que simboliza a concretização do desejo popular e da vontade do povo que se expressa por meio de um dos direitos mais fundamentais da cidadania, que é o direito de votar e ser votado. “Este momento é uma celebração da democracia. Vivemos em um país onde as diferenças são muitas, mas onde a confiança no processo eleitoral nos une, permitindo que todos possam participar, de maneira livre e transparente, da construção do futuro coletivo”.

O magistrado reforçou que a Justiça Eleitoral tem o compromisso de garantir que a democracia seja preservada e fortalecida, com eleições seguras, justas e legítimas, destacando ainda a responsabilidade dos cargos diplomados. “Cada um de vocês recebeu, por meio do voto, uma delegação de confiança. Essa confiança exige de todos uma postura ética, transparente e comprometida com o bem-estar da sociedade. Estará, em suas mãos, o poder de transformar vidas, de impulsionar o desenvolvimento de nossas cidades e de reforçar os valores que nos tornam uma nação democrática e plural”.

Nas eleições municipais, cabe à Junta Eleitoral fazer a diplomação dos eleitos. O presidente da Junta, o juiz Antônio Maria Patiño, da 1ª Zona Eleitoral — Bela Vista, felicitou os eleitos e eleitas e salientou a importância da cerimônia.

A diplomação é um ato simbólico de celebração do voto dado e do voto recebido. Guarda ainda um traço importante de outorga de algo que absolutamente não se pode perder, que é a esperança, que nada mais é do que o ato de desejar um porvir melhor. A sede, o entusiasmo, o almejar que se construa uma sociedade justa e fraterna, que se promova o bem de todos, sem preconceitos e quaisquer outras formas de discriminação”, disse.

Patiño falou ainda sobre as ações da Justiça Eleitoral em defesa da democracia, com foco na justiça e na transparência durante os trabalhos, que possibilitaram as eleições em todo o país. O juiz apontou também os desafios que a instituição enfrenta por conta da desinformação.

“A Justiça Eleitoral tem sido alvo de ataques, desinformação e ameaças. Muitos têm tentado enfraquecer a confiança popular nas nossas urnas, que são exemplos de segurança e integridade. Aos que tentam desacreditar nosso sistema, afirmo, com a convicção de quem trabalha com o processo eleitoral, que o sistema eleitoral brasileiro é um dos mais seguros e transparentes do mundo. A Justiça Eleitoral continuará a garantir que as eleições sejam conduzidas de forma imparcial e segura”, declarou o juiz, que recebeu aplausos da plateia. 

A sessão foi aberta com o Hino Nacional, executado pela Camerata da Polícia Militar de São Paulo, sob a regência do maestro primeiro-sargento Ivanbergue Rodrigues. Além dos presidentes do TRE-SP e da Junta Eleitoral e do prefeito Ricardo Nunes, também compuseram a mesa de honra o governador do estado, Tarcísio de Freitas; o ex-presidente da República, Michel Temer; o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, o procurador-geral de Justiça do estado, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — seccional São Paulo, Patrícia Vanzolini, o juiz da 2ª Zona Eleitoral — Perdizes, Rodrigo Colombini, e o promotor da 1ª ZE, Fabiano Augusto Petean.

O vice-prefeito, coronel Mello Araujo (PL), e cinco vereadores não compareceram ao evento, mas foram considerados oficialmente diplomados, uma vez que os documentos foram disponibilizados no sistema Diplomas do TRE-SP.

Também participaram da cerimônia o vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Encinas Manfré, os membros efetivos e substitutos da Corte Eleitoral; quatro ex-presidentes do Tribunal, os desembargadores Paulo Sérgio Galizia, Waldir de Nuevo Campos Júnior, Carlos Eduardo Padin e Mário Devienne Ferraz; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, desembargador Valdir Florindo; o presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), conselheiro Eduardo Tuma; a defensora pública geral do estado, Luciana Jordão; a procuradora geral do estado, Inês Coimbra; e o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, além de deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

Confira a cerimônia no canal do YouTube do TRE-SP.

As fotos da diplomação estarão disponíveis em breve no Flickr do TRE-SP.

1/ Galeria de imagens

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
dias 20, 26 e 27 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
dias 20 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido