TRE-SP reforma sentença que condenava Boulos por propaganda antecipada

Panfletos traziam mera exaltação da figura de Boulos e pautas defendidas por ele, além de informar o apoio do presidente, o que não contraria a legislação eleitoral, afirmou juiz relator

Decisão Eleições 2024

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reformou a sentença que condenava Guilherme Boulos e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) por propaganda antecipada. O acórdão, publicado na terça-feira (20), deu provimento ao recurso de Boulos ao concluir que não houve pedido de voto em panfletos distribuídos pelo então pré-candidato à prefeitura da capital paulista.

A propaganda eleitoral só foi permitida a partir de 16 de agosto. A sentença reformada entendia que os materiais, distribuídos antes dessa data, configuravam campanha eleitoral pelo uso de “palavras mágicas”, termos e expressões que determinam o caráter eleitoreiro mesmo que não haja pedido explícito de voto. No caso: "Boulos já fez muito por São Paulo e fará mais ainda" e "Em São Paulo, o presidente Lula vai de Boulos".

Entretanto, o relator do processo, juiz Regis de Castilho, apontou que os materiais distribuídos não tinham caráter eleitoral, mencionando o art.36-A, V, da Lei das Eleições, que determina que “não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré candidatos”.

O juiz afirma que os panfletos traziam mera exaltação da figura de Boulos e pautas defendidas por ele, além de informar o apoio do presidente, o que não contraria a legislação eleitoral.

A decisão foi unânime e reformou a sentença que determinava que Guilherme Boulos e o PSOL pagassem multa de R$ 5.000, cada um.

Representação 0600063-98.2024.6.26.0002


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido