Ordem de veiculação do primeiro dia do horário eleitoral da capital é definida em sorteio

Propaganda eleitoral será exibida de 30 de agosto a 3 de outubro

plano de mídia TRE-SP

A coligação Caminho Seguro pra São Paulo (PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil), do atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes, será a primeira agremiação a veicular propaganda em bloco na televisão para a disputa à prefeitura da capital paulista. A ordem de veiculação no dia 30 de agosto, primeiro do horário gratuito, foi definida em sorteio realizado pela 2ª Zona Eleitoral – Perdizes nesta quarta-feira (21), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). 

A reunião, aberta pelo presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, foi conduzida pelo juiz Rodrigo Marzola Colombini, responsável pelo julgamento dos processos referentes à propaganda na capital, acompanhado dos juízes auxiliares Murillo D’Ávila Vianna Cotrim e Claudia Barrichello. O evento contou com a participação de representantes de partidos, federações e coligações, bem como de emissoras de rádio e TV.

Além da coligação do atual prefeito, têm direito a tempo de rádio e TV a federação PSDB/Cidadania, do candidato José Luiz Datena, o PSB, de Tabata Amaral, e a coligação Amor por São Paulo (Federação PSOL Rede, Federação Brasil da Esperança — Fé Brasil, composta por PT, PC do B e PV, e PDT), de Guilherme Boulos, nessa ordem de veiculação.

Os demais partidos que registraram candidaturas (DC, Novo, PCO, PRTB, PSTU e UP) não terão direito à propaganda gratuita por conta da aplicação da cláusula de barreira, em função dos seus desempenhos nas Eleições 2022.

Também foi feito o sorteio da ordem de geração do horário gratuito em cadeia pelas emissoras de TV responsáveis. A primeira será a Globo, seguida por SBT, Band, Rede TV, Gazeta e Record. Para as emissoras de rádio, foi mantida a ordem sorteada em 2022: Jovem Pan, Bandeirantes, Record, Capital, CBN e Transamérica. 

No horário reservado às inserções de candidatos a vereador, a primeira exibição será do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no dia 30, no primeiro bloco, das 5h às 11h. 

O horário eleitoral gratuito será veiculado de 30 de agosto a 3 de outubro, de segunda a sábado, com 20 minutos diários em rede (divididos em dois blocos de 10 minutos) no rádio e na TV. Além disso, serão destinados 70 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5 horas e meia-noite.

Do tempo total, 10% são distribuídos igualitariamente e 90%, de maneira proporcional ao número de deputados federais eleitos pelas agremiações em 2022. No caso de coligações para a eleição majoritária, será considerado o resultado da soma do número de representantes das seis maiores legendas que as integram. Já para as federações, é levado em conta o número de representantes de todos os seus partidos.

As tabelas de distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita devem estar disponíveis no site do TRE-SP nesta quinta-feira (22).

As empresas de comunicação devem se inscrever no Sistema de Cadastro das Emissoras de Rádio, Televisão e Veículos de Comunicação Social (Sert), para os atos referentes à propaganda eleitoral e ao horário eleitoral gratuito.

Saiba mais sobre as regras do horário eleitoral gratuito.   

Acesse informações sobre todas as candidaturas no DivulgaCand.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido