Grupo de estudantes de Direito integrantes de comissão da OAB visita o TRE-SP
Acadêmicos assistiram à sessão de julgamento, conheceram detalhes do processo eleitoral e participaram de uma votação simulada com urnas eletrônicas
Nesta terça (6), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu a visita de um grupo de estudantes integrantes da Comissão do Acadêmico e da Acadêmica de Direito da OAB/SP. Os universitários conheceram detalhes do processo eleitoral e o funcionamento da urna eletrônica, acompanharam uma sessão de julgamento no plenário da Corte e fizeram uma votação simulada. A atividade foi organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep).
Durante a sessão plenária, o grupo recebeu as boas-vindas do vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Encinas Manfré. Antes da sessão, alunas e alunos participaram de uma roda de conversa para conhecer as funções da Justiça Eleitoral e as etapas das eleições. Temas como cadastro eleitoral, filiação e convenções partidárias, registro de candidatura, campanha eleitoral, votação, apuração e diplomação dos eleitos foram discutidos com os estudantes em palestra proferida pela servidora da Ejep Nísia Pudwell. O grupo ainda foi incentivado a interagir e dialogar sobre o processo eleitoral, aprofundando o entendimento sobre democracia.
Os estudantes que visitaram o TRE-SP fazem parte de uma das 76 comissões especiais da OAB/SP, que também tem 20 comissões permanentes. Esses grupos são formados por mais de 18 mil advogados e advogadas voluntários, dedicados a estudar um tema jurídico, ajudando a promover o conhecimento e o desenvolvimento de pesquisas em áreas específicas do campo jurídico. A Comissão do Acadêmico e da Acadêmica de Direito da OAB/SP apoia e orienta os universitários em sua jornada acadêmica, promovendo eventos, palestras e atividades para complementar a formação dos estudantes.
Aluno do 10º semestre de direito, Thomaz Wallesson Borges Cardoso, contou que a comissão aborda em suas atividades temas que não são discutidos em salas de aula das universidades, além de ensinar e treinar a oratória para os futuros advogados. “Neste semestre, discutimos nos encontros o tema inteligência artificial, que não aprendi em minha faculdade”, relatou o estudante.
O objetivo das visitas monitoradas promovidas pela Ejep é apresentar o TRE-SP, instruir os estudantes sobre o processo eleitoral e conscientizar para a cidadania. Instituições interessadas em visitar o TRE-SP podem entrar em contato com a Ejep pelo e-mail ejep@tre-sp.jus.br para solicitar o agendamento.