Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário terá representantes de todos os estados brasileiros
IV Enam acontece de 7 a 10 de maio em São Paulo
A cidade de São Paulo sediará, entre os dias 7 a 10 de maio, o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam). O evento reunirá mais de 370 integrantes de instituições da Justiça de todos os estados para debater o tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”. A programação conta com painéis, oficinas e visitas técnicas – confira aqui – com o objetivo de promover a capacitação dos profissionais que atuam na área.
A organização conjunta é do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
No encerramento do evento, serão divulgados os vencedores do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, edição 2024, com a participação do presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso. O prêmio destaca ações, projetos, produções científicas ou trabalhos acadêmicos na área de preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário.
Desde a primeira edição do Enam a adesão é crescente, com aumento também da participação de magistrados das esferas estadual, federal, do Trabalho e da Justiça Militar, totalizando, em 2024, quase 20% dos inscritos.
O Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução CNJ nº 316/20 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O foco é a preservação da história do Judiciário nacional e o compartilhamento de experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.
Oficina de história oral
Na programação do evento, o Centro de Memória Eleitoral (Cemel) do Tribunal de Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) será responsável por ministrar uma oficina de história oral nos dias 2 e 9 de maio, sendo que no segundo dia coordenará uma visita guiada ao Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, localizado na Sede I do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.