TRE–SP realiza evento sobre comunicação inclusiva
“Setembro Acessível: novos olhares para as formas de comunicação e inclusão” abordará uso de linguagem simples e direito visual; palestras terão transmissão pelo Youtube
Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste 21 de setembro, o TRE–SP realiza, na terça (26) e na quarta (27), o evento “Setembro Acessível: novos olhares para as formas de comunicação e inclusão”, comduas palestras que abordarão os temas do uso da linguagem simples e do direito visual para facilitar a comunicação. A transmissão, aberta a qualquer interessado, ocorre no canal do TRE–SP no Youtube.
Segundo a juíza assessora da Presidência e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, Denise Indig Pinheiro, “é de extrema importância que todas e todos participem das atividades do Setembro Acessível”. Ela ainda destaca que “a valorização de uma cultura inclusiva passa pela mudança nas formas de comunicação e esta é uma grande oportunidade para aprendermos mais sobre a linguagem acessível e o direito visual”.
Na terça-feira (26), Heloísa Fischer e Vinícius Cassio Barqueiro falam sobre o tema Inclusão que o uso da Linguagem Simples traz às pessoas com deficiência. Heloísa é educadora e comunicadora especializada em linguagem simples, fundadora do laboratório Comunica Simples e autora do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”. Vinícius é coordenador de educação executiva do Centro de Gestão de Políticas Públicas do Insper, consultor e professor de comunicação acessível e educação inclusiva, além de membro do movimento “Web para todos”.
Linguagem Simples e Direito Visual (Visual Law) para facilitar a comunicação jurídica é o tema da palestra da quarta-feira (27), que será abordado por Claudia Cappelli e Joseane Aparecida Corrêa. Cláudia é pesquisadora, professora de ciência da computação, consultoraem linguagem simples e transparência da informação. Joseane é auditora fiscal de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE–SC) e fundadora do Linguagem Simple Lab.
Setembro Acessível: novos olhares para as formas de comunicação e inclusão
26 de setembro
15h00
Tema: Inclusão que o uso da Linguagem Simples traz às pessoas com deficiência
Palestrantes: Heloisa Fischer e Vinícius Cassio Barqueiro
27 de setembro
15h00
Tema: Linguagem Simples e Direito Visual (Visual Law) para facilitar a comunicação jurídica
Palestrantes: Claudia Cappelli e Joseane Aparecida Corrêa
imprensa@tre-sp.jus.br
Acompanhe nossas redes