TRE-SP testa sistemas de envio de resultados para totalização
Procedimento consiste na verificação da infraestrutura de transmissão de arquivos de urna para as Eleições 2024. Outros quatro tribunais do país participam da análise, coordenada pelo TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) participou do 1º Teste de Desempenho de Totalização 2023 com o objetivo de avaliar os sistemas de transmissão de arquivos de resultado de urna para as Eleições 2024. Os testes tiveram início na terça (29) e foram finalizados nesta sexta (1º).
A verificação foi feita na infraestrutura que o TRE-SP e os demais tribunais do país usam para enviar os votos provenientes das urnas eletrônicas para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que totaliza e divulga os resultados.
As análises foram realizadas na sede do TRE-SP, no centro da capital. Técnicos testaram a capacidade e o desempenho dos sistemas eleitorais e da infraestrutura responsáveis pela transmissão, recepção, totalização e divulgação dos resultados das urnas eletrônicas.
Massa de arquivos
Durante os testes, 30 máquinas do TRE-SP fizeram o envio de 101.251 boletins de urnas (BUs) para o TSE. A massa de arquivos transmitida foi semelhante à contabilizada na última eleição oficial. Por sua vez, a Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, em Brasília, verificou o recebimento dos boletins para fazer um diagnóstico e implementar eventuais atualizações.
“O teste foi importante para simular o que ocorre no dia da eleição. Usamos dois sistemas para o transporte desses dados até o TSE. Há o transportador web, conectado diretamente à intranet do TSE, e o transportador desktop, instalado localmente. A simulação nos dá segurança para a transmissão dos dados”, explicou o chefe da Seção de Apoio aos Sistemas Eleitorais (Sesele) do TRE-SP, Jaelcio Escaliante.
Além do TRE-SP, participaram desse teste de totalização os tribunais de Pernambuco (TRE-PE), Rio de Janeiro (TRE-RJ), Rondônia (TRE-RO) e Rio Grande do Sul (TRE-RS). Outros testes estão programados para ocorrer periodicamente até 6 de outubro de 2024, data do 1º turno das próximas eleições municipais.
Testes periódicos
Além dos sistemas eleitorais, as urnas eletrônicas também são objeto de análises nos anos que antecedem o pleito. No fim de julho, ocorreu a 12ª edição do Simulado Nacional de Hardware, que avaliou 4.020 máquinas armazenadas em cartórios e postos de atendimento do Estado para identificar possíveis falhas nos equipamentos. O hardware é a parte física, formada pelos componentes eletrônicos.
Em maio, o TRE-SP já havia realizado o 1º ciclo de conservação das urnas. Mais de 100 mil equipamentos foram submetidos à manutenção preventiva. Essa inspeção teve como foco a carga de bateria e a execução de um sistema de teste exaustivo, que examina as funcionalidades da máquina.
Convocação para o TPS
Neste segundo semestre, ainda serão realizados o 2º ciclo de manutenção das urnas e o Teste Público de Segurança (TPS), evento obrigatório e disciplinado pela Resolução 23.444/2015. O TSE já publicou o edital de convocação do TPS 2023. A sétima edição do teste ocorrerá de 27 de novembro a 1º de dezembro.
O TPS reúne especialistas em tecnologia e segurança da informação de diversas organizações, instituições acadêmicas e órgãos públicos. Eles traçam planos de ataque aos softwares e hardwares da urna eletrônica e sistemas correlatos. O objetivo é fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos.
imprensa@tre-sp.jus.br
Acompanhe nossas redes