TRE-SP recebe visita de estudantes de Direito
Grupo participou de roda de conversa sobre as atividades da Justiça Eleitoral, votação simulada e acompanhou uma sessão de julgamento no plenário
Nessa terça-feira (13), o TRE-SP recebeu 26 estudantes do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d’Oeste para uma visita monitorada. A atividade, organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do TRE-SP, contribui para o desenvolvimento acadêmico e amplia os conhecimentos sobre cidadania, democracia e o processo eleitoral brasileiro.
Durante o evento, os estudantes participaram de uma roda de conversa sobre as atividades da Justiça Eleitoral e a realização das eleições. O grupo também participou de uma votação simulada em urna eletrônica, recebendo informações sobre o funcionamento do dispositivo, e acompanhou a sessão de julgamento no plenário do Tribunal.
Estudantes de Direito da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara acompanham a sessão de julgamento no plenário.
O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, abriu o encontro destacando a função jurisdicional da Justiça Eleitoral, que, além da realização das eleições, atua no julgamento de casos que envolvam conflitos eleitorais.
“Verificar se um candidato pode ser registrado ou não, se durante a campanha ele praticou algum ato de abuso econômico ou dos meios de comunicação, se a prestação de contas está regular… São múltiplas funções que nem todos conhecem, então é importante a presença de vocês para verem de perto quais são as nossas atividades e difundirem isso”, afirmou Galizia.
- Estudantes de relações internacionais visitam o TRE-SP
- Eleição de grêmio estudantil vira aula sobre democracia em colégio de São Paulo
Ao final do evento, a coordenadora da Ejep, Vanessa Diniz, apresentou o curso de pós-graduação em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral mantido pela Ejep. Os estudantes também receberam informações sobre o programa Mesário Voluntário Universitário, que permite a utilização das horas trabalhadas nos serviços eleitorais como atividade curricular complementar nos cursos de graduação.
“A gente nunca foi tão bem recebido assim em nenhuma outra atividade externa que fizemos. Foram todos muito atenciosos com a gente, inclusive na sessão, falando uma linguagem de mais fácil compreensão. Adorei a roda de conversa também, que foi como um debate. Ouviram nossas dúvidas e prontamente nos responderam“, afirma Camila Fernandes, aluna do 10° semestre.
A EJEP promove visitas monitoradas ao TRE-SP mediante agendamento pelo e-mail ejep@tre-sp.jus.br, conforme disponibilidade de datas.
imprensa@tre-sp.jus.br
Acompanhe nossas redes