Corregedoria Regional Eleitoral realiza inspeções presenciais e virtuais

Nove zonas eleitorais foram analisadas em setembro, sendo quatro delas por meio de procedimento remoto. Formato permite verificar um maior número de cartórios no estado

Imagem de uma sala de reunião virtual com 11 participantes.
Inspeção virtual da Corregedoria Regional Eleitoral na 224ª ZE — Cardoso

Nove cartórios do estado receberam a equipe da Corregedoria Regional Eleitoral de São Paulo (CRE-SP) em novo ciclo de inspeções ocorrido em setembro. Desta vez, além das avaliações presenciais, as zonas eleitorais passaram por análises virtuais.

A CRE-SP desenvolve um planejamento anual de inspeções com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas unidades. Desde fevereiro, já foram avaliados 32 cartórios. Durante a verificação, servidores atuam para a prevenção de possíveis falhas e promoção de melhoria nas atividades administrativas e judiciais.

Além da modalidade presencial, a Corregedoria prevê a realização de inspeções virtuais para conseguir analisar o maior número possível de cartórios, uma vez que a quantidade de unidades a serem visitadas no estado é alta em anos não eleitorais. Normalmente, zonas com menor complexidade são verificadas de forma remota.

No procedimento virtual, assim como no presencial, o grupo da Corregedoria faz uma checagem prévia dos sistemas eletrônicos utilizados pelas zonas, verificando dados de pessoal, atendimento ao público, controle de documentos, procedimentos administrativos, processos judiciais, gestão do cadastro eleitoral, entre outros. Após o levantamento, uma videoconferência é realizada com as equipes da unidade e da CRE-SP para apresentação dos resultados e possíveis orientações sobre as atividades desenvolvidas.

Tanto na inspeção presencial quanto na virtual um relatório elaborado pela Corregedoria é encaminhado ao juiz eleitoral, no prazo de até 30 dias, para a adoção de providências necessárias.

Em São José do Rio Preto, houve inspeção em cinco serventias, sendo realizada no formato virtual nos cartórios das 126ª e 312ª zonas, e presencial nas unidades 125ª, 267ª e 268ª. Nas 164ª Zona Eleitoral — Paulo de Faria e 224ª ZE — Cardoso, a atividade também foi feita na modalidade on-line. Já as 72ª ZE — Mirassol e 162ª ZE — Nhandeara receberam visitas presenciais. 

O servidor Sílvio Carvalho, chefe da 164ª Zona Eleitoral — Paulo de Faria, aprovou a inspeção virtual. “A experiência foi muito positiva. A equipe verificou o trabalho da zona nos sistemas.  Praticamente tudo é digital, o que não impede a fiscalização”, disse. 

A opinião foi compartilhada pela chefe da 126ª ZE — São José do Rio Preto, Juliana Freire. “A análise foi bem proveitosa e dinâmica. Por ser virtual, abordaram especificamente cada ponto em análise”, afirmou.

1/ Galeria de imagens

A chefe da zona 312ª, situada no mesmo município, já havia passado pelo procedimento presencial, mas agora teve o fluxo de trabalho verificado de forma remota. “Foi muito interessante. Com os documentos digitais, a equipe pôde pontuar tudo. Fizeram elogios à nossa equipe”.

Na 72ª ZE — Mirassol, a visita da Corregedoria ocorreu no formato presencial. “Os servidores fizeram todos os procedimentos, verificaram o prédio, achamos todos bem atenciosos”, contou o chefe da unidade, Renato Milhim.

“Eles sempre passam algumas informações que acabam ajudando no trabalho”, completou o chefe da 162ª ZE — Nhandeara, também visitada presencialmente pela equipe de servidores.

As inspeções são conduzidas pelo corregedor da Justiça Eleitoral paulista, desembargador Silmar Fernandes, com acompanhamento da juíza assessora da Corregedoria, Fernanda Colombini, e do secretário da CRE, André Pavim.

Também participam das análises servidores das seções de Atenção à Saúde, Feitos Cíveis e Administrativos e de Urnas Eletrônicas. Até o fim do ano, a Corregedoria planeja avaliar pelo menos outras dez unidades cartorárias.

 


imprensa@tre-sp.jus.br

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo X | Logo Youtube | Logo Tik Tok 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
dias 20, 26 e 27 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
dias 20 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido