Estudantes de Direito fazem visita monitorada ao TRE-SP
Jovens realizaram votação simulada nas urnas eletrônicas e acompanharam uma sessão de julgamento no plenário
Nessa quinta-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu 36 estudantes do curso de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) para uma visita monitorada. Os alunos e alunas conheceram a estrutura da Justiça Eleitoral e o processo eleitoral brasileiro, acompanharam a sessão plenária e ainda fizeram votação simulada nas urnas eletrônicas. A visita foi organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do TRE-SP.
O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, abriu o encontro destacando a função jurisdicional da Justiça Eleitoral, que, além da realização das eleições, atua no julgamento de casos que envolvam conflitos eleitorais. “Nós temos a função de organizar as eleições e a função de julgar conflitos eleitorais, registros de candidatura, prestação de contas, propaganda eleitoral”, afirmou.
O desembargador destacou também as características da Justiça Eleitoral que são benéficas para a sociedade e a importância de os estudantes terem conhecimento disso. “Vocês são agentes sociais que vão entender como tudo funciona. Com isso, vocês ajudam a disseminar a importância do Tribunal.”
Os estudantes simularam uma votação nas urnas eletrônicas, recebendo informações sobre o funcionamento dos dispositivos e, em seguida, participaram de uma roda de conversa sobre as atividades da Justiça Eleitoral e a realização das eleições. Posteriormente, acompanharam a sessão de julgamento no plenário do Tribunal, ocasião em que houve a despedida da procuradora regional eleitoral, Paula Bajer.
O coordenador do curso de Direito da Faap, Fernando José da Costa, agradeceu a oportunidade que os estudantes tiveram de realizar a visita. “É muito importante essa participação dos alunos. A explanação dos servidores sobre a realização das eleições é muito clara no sentido de mostrar a segurança da eleição e de ser esse o melhor procedimento para que as pessoas possam votar e serem corretamente representadas. Sem dúvida nenhuma, indico a participação não só de estudantes de Direito, mas de outros cursos também”, disse o coordenador.
Também participaram da visita a professora responsável pelas atividades de pesquisa no curso de Direito da Faap, Mayara Ferrari Longuini, e a juíza diretora do Fórum João Mendes Júnior, Laura de Mattos Almeida.
Ainda durante o evento, a coordenadora da Ejep, Vanessa Diniz, apresentou o curso de pós-graduação em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral mantido pela Ejep. Os estudantes também receberam informações sobre o programa Mesário Voluntário Universitário, que permite a utilização das horas trabalhadas nos serviços eleitorais como atividade curricular complementar nos cursos de graduação.
Para Mauricio Bochnakian, aluno do 5º semestre, “foi uma honra acompanhar uma sessão e especialmente pelo encerramento da participação da procuradora regional eleitoral no seu trabalho ao TRE”.
A Ejep promove visitas monitoradas ao TRE-SP mediante agendamento pelo e-mail ejep@tre-sp.jus.br, conforme disponibilidade de datas.
imprensa@tre-sp.jus.br
Acompanhe nossas redes