TRE-SP sedia reunião preparatória para IV Encontro de Memória do Poder Judiciário
São Paulo será a cidade-sede do evento, que é organizado por cinco Tribunais
Nesta terça-feira (7), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sediou a terceira reunião da comissão executiva organizadora do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que ocorrerá de 7 a 10 de maio de 2024, na capital paulista.
O IV Enam será pautado pelo tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”, ideia que contempla passado, presente e futuro, e é uma realização conjunta do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJM-SP).
A reunião foi aberta pelo presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, que destacou a importância do evento. “A memória está ligada à justiça, e é muito importante que ela não se perca”, disse. Em, seguida, o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, que presidirá o Tribunal na ocasião do IV Enam, deu boas-vindas aos presentes e passou a palavra ao coordenador da comissão executiva do evento, juiz Carlos Alexandre Böttcher (TJ-SP), que conduziu os trabalhos.
Foram discutidas as propostas de identidade visual, o plano de comunicação, a programação cultural e a logística do encontro, que tem como objetivo discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos Tribunais do país.
Participaram da reunião a presidente da Comissão de Gestão da Memória do TRF-3, desembargadora Giselle França; a assessora da Corregedoria do TRE-SP, juíza Fernanda Colombini; a assessora da Presidência do TRT-2, juíza Sandra Miguel Abou Assali; o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa; o coordenador de Gestão Documental do TRT-2, Eduardo Rocha; a diretora da Divisão de Arquivo e Gestão Documental do TRF-3, Marina Paulelli Mariutti Engel; a coordenadora de Gestão Documental e Arquivo do TJ-SP, Meire Rodrigues Garcia; o representante do Museu do TJ-SP, Bruno Bettine de Almeida; e o integrante da Comissão de Gestão Documental e Memória do TJM-SP, Marco Antônio Silva.
Também estiveram presentes servidoras e servidores de áreas relacionadas à gestão de memória, cerimonial e comunicação social dos Tribunais envolvidos.
Enam
O Enam foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução n. 316/2020, e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução.
A escolha de São Paulo para sediar a edição 2024 foi anunciada na última edição do encontro, ocorrida em maio passado, em Porto Alegre.
imprensa@tre-sp.jus.br
Acompanhe nossas redes