TRE-SP redistribui parcela do eleitorado em dezembro
Reorganização busca aumentar a eficiência dos serviços prestados pelo Tribunal à população e facilitar a organização do pleito; local de votação não será alterado
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) vai reorganizar parte do eleitorado entre zonas eleitorais para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população, facilitando o planejamento das eleições. As alterações, que entram em vigor a partir de 1º de dezembro, incluem cisão, extinção e criação de zonas, bem como remanejamento de municípios e redistribuição do eleitorado administrado pelas serventias.
Ao todo, a reorganização abrange 30 zonas, responsáveis por 652.283 eleitoras e eleitores na capital, região metropolitana e interior do Estado. Todas as alterações podem ser conferidas pela internet.
Para viabilizar a mudança, o atendimento presencial ao eleitorado que tem o título vinculado aos cartórios afetados pelas mudanças ficará suspenso entre 24/11 e 1º/12. Todos os serviços eleitorais, no entanto, permanecerão disponíveis para solicitação pela página do Tribunal na internet. O atendimento completo será retomado em 4/12.
Apesar da nova configuração, nada muda para o eleitorado, que continua votando nos mesmos locais de antes. A alteração diz respeito apenas à zona eleitoral (ZE) à qual a eleitora ou o eleitor está vinculado.
A partir de 4/12, caso precise de atendimento presencial, a eleitora ou o eleitor pode ir a qualquer unidade eleitoral do estado, sem necessidade de procurar o cartório em que o título está registrado. É possível agendar um horário pelo site do Tribunal.
Capital
A partir da reorganização, será extinta a 398ª Zona Eleitoral — Vila Jacuí. Com isso, o eleitorado dessa região, composto por 101.001 pessoas, será redistribuído para a 247ª Zona Eleitoral — São Miguel Paulista e 326ª Zona Eleitoral – Ermelino Matarazzo.
Região Metropolitana
A nova configuração também inclui a criação da 428ª Zona Eleitoral — Santana de Parnaíba, que também será responsável pelo eleitorado de Pirapora do Bom Jesus.
Antes da mudança, eleitoras e eleitores dessas duas cidades eram atendidos pela 386ª ZE — Barueri. Agora, essa ZE continuará administrando apenas o eleitorado de Barueri, que também é atendido pelo outro cartório do município (199ª ZE).
Interior
No interior, o remanejamento atinge dez municípios. As cidades de Artur Nogueira, Holambra, Buri, Itaberá, Nantes, Caiabu, Pilar do Sul e Janiru passam a ser administradas por zonas eleitorais diferentes. Já Campinas e São Bernardo do Campo terão o eleitorado redistribuído entre os cartórios situados dentro do mesmo município (confira as modificações na página de redistribuição do eleitorado).
Central de atendimento
As mudanças foram aprovadas conforme as resoluções TRE-SP nº 618/2023, nº 619/2023 e nº 620/2023, e homologadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A tabela abaixo informa os municípios em que haverá alguma alteração e, na página da redistribuição do eleitorado, há a lista completa com todas as mudanças detalhadas. Os endereços e telefones das zonas eleitorais podem ser consultados pela internet. Em caso de dúvida, a eleitora ou o eleitor pode ligar para a Central de Atendimento através do número (11) 3130 2100.
Municípios em que haverá redistribuição de parte do eleitorado |
Campinas |
São Bernardo do Campo |
Artur Nogueira |
Buri |
Caiabu |
Holambra |
Itaberá |
Jarinu |
Nantes |
Pilar do Sul |
Pirapora do Bom Jesus |
Santana de Parnaíba |
São Paulo |
imprensa@tre-sp.jus.br
Acompanhe nossas redes