Corregedoria Regional Eleitoral inspeciona zonas eleitorais na grande São Paulo
Foram visitadas a 416ª ZE – Taboão da Serra e a 201ª ZE – Itapecerica da Serra
Nessa quarta-feira (1º), a Corregedoria Regional Eleitoral realizou visita de inspeção à 416ª Zona Eleitoral – Taboão da Serra. O vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, liderou os trabalhos, acompanhado pela juíza assessora da Corregedoria, Fernanda Colombini. Em fevereiro, também a 201ª ZE - Itapecerica da Serra recebeu a inspeção.
“A presença da Corregedoria nas mais diversas zonas eleitorais do Estado é de salutar importância, pois permite vivenciar a realidade de cada região e buscar a melhor solução hábil ao aperfeiçoamento do serviço público”, destaca o corregedor. Ele explica que o objetivo das inspeções é fornecer todas as ferramentas possíveis para auxiliar as zonas eleitorais na prestação dos serviços, “deixando a punição somente para as hipóteses de inércia, comodismo e falta de comprometimento no trato com o eleitorado”.
As inspeções são executadas por uma equipe multidisciplinar de servidoras e servidores da Justiça Eleitoral paulista, composta por representantes da Corregedoria, técnicos especialistas da urna eletrônica, além de uma assistente social e uma psicóloga.
A 416ª ZE – Taboão da Serra tem um eleitorado de 125.597 pessoas. O cartório dispõe de uma equipe de 6 servidoras e servidores, que dividem as atribuições de atendimento ao público, tramitação de processos judiciais, serviços administrativos e preparação de eleições em 30 locais de votação, nos quais são instaladas 328 seções eleitorais. A chefe do cartório, Luana Naomi Ueki, ressaltou que a presença de profissionais de diversas áreas do tribunal ajuda a ter uma visão de conjunto da ZE e a identificar dificuldades do cartório em gestão de pessoas, redução do acervo processual e manutenção das urnas eletrônicas, por exemplo. “As conversas com os colegas e com o próprio corregedor durante a inspeção foram no sentido da colaboração, o objetivo é ajudar a planejar e organizar o trabalho, identificando eventuais erros de estratégia”, explica Luana.
No dia 15 de fevereiro, a 201ª ZE – Itapecerica da Serra recebeu a inspeção. A unidade conta com uma equipe composta por 11 servidoras e servidores, sendo responsável por 160.249 eleitoras e eleitores, 77 locais de votação e 453 seções eleitorais.
As próximas inspeções ocorrerão no mês de maio em zonas eleitorais de Lençóis Paulista, Pirajuí, Cafelândia, Lins, Garça, Andradina, Mirandópolis e Ilha Solteira.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus