Presidente do TRE-SP participa de encontro de tribunais eleitorais em Brasília
Desembargador Paulo Galizia esteve no 81°Coptrel; evento debateu temas como combate às fake news, qualidade na prestação jurisdicional e aprimoramento do processo eleitoral
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia, participou do 81° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado em Brasília nesta quinta e sexta (18 e 19). No evento, foram debatidos temas como medidas de combate às notícias falsas, uso de inovações tecnológicas a serviço do eleitorado, qualidade na prestação jurisdicional e propaganda eleitoral, entre outros.
“O Coptrel é uma oportunidade que os Tribunais têm para se encontrarem com mais tempo para a troca de experiências e a discussão de propostas, para que possamos unificar procedimentos e aperfeiçoar as nossas atividades”, afirmou o presidente do TRE-SP.
A abertura do Encontro foi realizada pelo presidente do Colégio e do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, e contou com a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, do corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, além do presidente do TRE-DF e anfitrião do evento, desembargador Roberval Belinati.
Durante discurso no encontro, o presidente do TSE afirmou que os 27 presidentes dos TREs prezam pela democracia e que a função da Justiça Eleitoral vai além da organização das eleições. “Na verdade, ela é o grande suporte da manutenção da democracia no Brasil. A Justiça Eleitoral se fortaleceu ano passado ao lidar com todo tipo de adversidade, garantindo o resultado das eleições e a vontade popular. A minha vinda aqui é um agradecimento público a cada um e a cada uma das senhoras e senhores presidentes”, disse o ministro.
O corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, também aproveitou para agradecer pelo trabalho de todos os Tribunais nas últimas eleições. “Ainda estamos sob os efeitos de 2022 e nada mais justo, na qualidade de corregedor-geral eleitoral, do que agradecer a colaboração que eu tive de todos os Regionais, que ajudaram na formação da minha equipe e na missão de preservar a democracia”, comentou.
Presidente do Coptrel e do TRE-BA, o desembargador Roberto Maynard Frank enfatizou que o encontro contribui para a consolidação de um sistema eleitoral cada vez mais justo, transparente e auditável. “Esta é uma demonstração do comprometimento com os princípios democráticos e com a busca por um país melhor para todos. Aproveitamos para discutir temas relevantes para o aprimoramento do sistema eleitoral e para a tomada de decisões com objetivo de promover a uniformização de procedimentos e ampliar o debate de questões jurídicas e administrativas, visando sempre o aperfeiçoamento democrático”, argumentou.
O 81º Coptrel teve início na quinta (18) com a reunião dos assessores de imprensa dos Regionais para discutir a relação da imprensa com a Justiça Eleitoral durante as eleições e as propostas de ações para combater a desinformação. A Nova Lei de Licitações e as inovações tecnológicas no Poder Judiciário também estiveram em pauta na reunião dos diretores-gerais dos TREs. Na sexta (19), foram foco das discussões a valorização dos servidores, a gestão de recursos humanos, a previdência, a qualidade na prestação jurisdicional e a propaganda eleitoral.
Fundado em 1995, em Florianópolis (SC), o Coptrel consiste em uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus
Siga nosso TikTok @trespjus
Inscreva-se no nosso canal no YouTube