Pesquisa de satisfação por QR Code facilita avaliação da Justiça Eleitoral
No último relatório, a opção “ótimo” foi selecionada pelo eleitorado em mais de 90% das respostas
O TRE-SP implementou um novo sistema de pesquisa de satisfação em suas unidades de atendimento, sendo a sua forma de acesso uma das principais mudanças. Agora, o público pode responder ao questionário por meio de QR Code constante de cartazes afixados no cartório. Com exceção das unidades do Poupatempo, todos os cartórios eleitorais e pontos de atendimento do Tribunal têm seu código digital, o que possibilita a análise de resultados segmentados por localização. No primeiro mês de uso do sistema foram registradas 17.106 respostas em todo o estado.
Semestralmente, é emitido um relatório com os dados consolidados da pesquisa de satisfação. No último, referente ao segundo semestre de 2022, a opção “ótimo” foi selecionada em mais de 90% das respostas. Nesse novo modelo, os níveis de satisfação estão semelhantes, segundo dados preliminares.
Na sistemática anterior, era necessário que a eleitora ou o eleitor acessasse o computador do atendente para registrar as suas respostas, o que poderia causar algum constrangimento e influenciar as opiniões registradas. “Assim, a criação dos códigos QR para acesso à pesquisa diretamente pelo celular da pessoa atendida soluciona de forma satisfatória essa problemática”, destaca a assistente da Coordenadoria de Supervisão e Orientação das Zonas Eleitorais (Coori-CRE), Mayra Azzolini.
Porém, para quem não possui acesso por meio digital, a pesquisa ainda poderá ser respondida no computador da serventia. Dessa forma, a Justiça Eleitoral busca garantir que todas as pessoas atendidas possam expressar sua opinião, independentemente da sua familiaridade com tecnologia. “Para esses casos, o Tribunal tem um projeto em andamento para aquisição de equipamentos de pesquisa de satisfação, intuitivos e acessíveis”, conta Mayra.
Outra mudança foi o acréscimo de uma pergunta sobre a cortesia do atendente, que agora se junta aos dois questionamentos que já existiam, sobre o tempo de espera e o atendimento. As opções de avaliação disponíveis são: ótimo, bom, ruim e péssimo.
Além disso, o novo layout também comporta ferramentas de acessibilidade, possibilitando que a pesquisa seja respondida inclusive por pessoas com algum tipo de deficiência visual.
Com a novidade, o Tribunal aguarda um aumento no registro de respostas à pesquisa. Uma maior participação do eleitorado ajuda a aperfeiçoar os serviços prestados e melhorar o indicador “Grau de satisfação das clientes e dos clientes — 1º Grau”, do Macrodesafio “Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade”, do Planejamento Estratégico 2021-2026.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus
Siga nosso TikTok @trespjus
Inscreva-se no nosso canal no YouTube