Eleitorado de parte da capital é redistribuído a partir de 1º de julho

Locais de votação não mudam; atendimento presencial para inclusão e revisão de dados nas zonas eleitorais envolvidas na mudança será retomado na próxima segunda (3)

Atendimento presencial para inclusão e revisão de dados nas zonas eleitorais envolvidas na mudan...

A partir do dia 1º, o eleitorado de parte dos cartórios da capital vai ser redistribuído. São 25 zonas eleitorais envolvidas na operação. O objetivo da medida é aumentar a eficiência dos serviços prestados e facilitar a organização das eleições.

Com o rezoneamento, a única alteração para as eleitoras e os eleitores fica por conta da transferência de cartório. O local de votação não será modificado, só passará a ser vinculado a uma outra zona eleitoral. Quem tem o aplicativo e-Título instalado no celular terá os dados atualizados de forma automática pela ferramenta. Todas as mudanças podem ser consultadas pela internet.

Para viabilizar a mudança, o atendimento presencial para inclusão e revisão de dados do eleitorado impactado está suspenso desde o dia 24 até o dia 2 nos cartórios e postos do Poupatempo com serviços da Justiça Eleitoral. Todos os serviços eleitorais, no entanto, permanecem disponíveis para solicitação na página do Tribunal na internet. O atendimento completo será retomado na próxima segunda (3).

O eleitorado será redistribuído com base nos locais de votação. Ou seja, todos os eleitores e eleitoras que votam em determinado local, que era vinculado a um cartório, agora serão de responsabilidade de outro cartório — mas o local de votação do eleitorado continua o mesmo. As zonas eleitorais vão ganhar e perder território (os locais de votação) junto com o eleitorado que vota nesses locais.

Quatorze zonas eleitorais irão ceder parte do seu território para outras unidades (uma delas, 372ª ZE — Piraporinha, vai transferir para duas zonas diferentes: 20ª ZE — Valo Velho e 373ª ZE — Capão Redondo). Treze zonas vão receber parte do território de outras ZEs (três delas, 280ª ZE — Capela do Socorro, 403ª ZE — Jaraguá e 421ª ZE — Teotônio Vilela, vão ceder de um lado e receber de outro; outras duas, 3ª ZE — Santa Ifigênia e 325ª ZE — Pirituba, receberão território de duas zonas diferentes). Uma das alterações, a mudança do Colégio Rio Branco da 1ª Zona Eleitoral — Bela Vista para a 2ª ZE — Perdizes, já foi concluída no ano passado.

Em caso de dúvida, a eleitora ou o eleitor pode ligar para a Central de Atendimento, no número 148. Confira na  página do rezoneamento (em "Zonas Eleitorais afetadas") a lista completa com as mudanças entre os cartórios. Os endereços e telefones de todas as zonas eleitorais podem ser consultados pela internet.



imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso Twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

Siga nosso TikTok @trespjus

Inscreva-se no nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido