Corregedoria inspeciona zonas eleitorais na Grande São Paulo
Nos dias 14 e 21, foram visitados cartórios de São Bernardo do Campo e Barueri
O cronograma de inspeções da Corregedoria Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (CRE), órgão do TRE-SP, fechou o mês de junho com visitas a duas zonas eleitorais da Grande São Paulo. No dia 14, a unidade fiscalizadora esteve na 283ª ZE – São Bernardo do Campo e no dia 21 na 199ª ZE – Barueri. No procedimento, as unidades têm a oportunidade de expor seus pontos positivos e rever os que necessitam de ajuste.
“As inspeções presenciais pelo estado buscam sempre aperfeiçoar a função correcional, com a disseminação da aplicação das boas práticas nos cartórios eleitorais", destaca o corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes.
Erik Haddad, chefe da 199ª – Barueri, ressalta a importância da visita, dizendo que esse é um procedimento que aproxima a Corregedoria dos cartórios, fazendo com que os colegas sintam que não estão caminhando sozinhos na missão junto aos eleitores. Em sua ZE, ele, mais cinco servidoras e três estagiários são responsáveis por 152.128 eleitoras e eleitores distribuídos em 32 locais de votação e 397 seções.
Além do corregedor regional eleitoral, participaram da inspeção a juíza assessora da Corregedoria, Fernanda Colombini, e o secretário da Corregedoria, André Pavim.
Em São Bernardo do Campo, os trabalhos ocorreram em 14 de junho na 283ª ZE. Os seis servidores e o estagiário da unidade estão instalados atualmente no ambiente que também é ocupado pela 174ª ZE. “Mudamos de imóvel. Assim, a visita da equipe de inspeção foi uma oportunidade para mostrar como estamos instalados hoje”, aponta Marcelo Moretti, chefe da unidade que atende a um eleitorado de 77 mil pessoas, distribuídos em 218 seções e 17 locais de votação.
A expectativa é que até o final de 2023, tanto o cartório comandado por Moretti quanto as outras cinco zonas eleitorais de São Bernardo do Campo mudem para um mesmo endereço a fim de otimizar o atendimento ao eleitorado e partidos da cidade.
Em julho, estão previstas inspeções presenciais na região de Presidente Prudente nos cartórios de Teodoro Sampaio (330ª ZE, dia 25) e Pirapozinho (261ª ZE, dia 26), além de Martinópolis e Regente Feijó (71ª e 167ª ZEs, respectivamente, ambas no dia 27). A partir de setembro, devem ocorrer também inspeções virtuais em alguns cartórios paulistas.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus
Siga nosso TikTok @trespjus
Inscreva-se no nosso canal no YouTube