TRE-SP inaugura nova sede de cartório eleitoral em Taquarituba, no interior de SP
Padronização de instalações e aperfeiçoamento do atendimento ao público são objetivos da iniciativa que visa assumir encargos financeiros de alguns cartórios do interior de SP
Nessa quarta-feira (19), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia, acompanhado pelo vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, inaugurou as novas instalações da 236ª ZE, responsável pelo atendimento do eleitorado de Taquarituba e de Coronel Macedo. O objetivo do Tribunal é assumir os encargos financeiros de alguns cartórios eleitorais do interior do estado.
O presidente do Tribunal destacou a importância do momento para a Justiça Eleitoral paulista. “Hoje temos a inauguração da primeira entre uma série de novas sedes de cartórios em que o TRE-SP assumirá a administração das despesas. O propósito é padronizar as instalações, aperfeiçoar o atendimento ao eleitorado e ampliar a eficiência operacional”.
Também presente na cerimônia, o diretor-geral, Claucio Corrêa, falou sobre os motivos para a escolha do novo espaço. “As instalações atenderam o que nós tínhamos em mente: uma boa localização e espaço amplo. Perto dos principais órgãos públicos, com acesso fácil da população, próximo da saída da cidade. São vários os benefícios que envolvem essa nova sede”.
Para o chefe do cartório, Gabriel Pandolfelli de Campos, a mudança de endereço já está dando resultado. “O projeto contribuiu para hoje estarmos em um espaço com uma estrutura melhor e, no caso da nossa zona, muito bem localizado. Já notamos, inclusive, um aumento no número de atendimentos desde 5 de julho, início do funcionamento no endereço atual”, afirma.
Além do chefe do cartório, a unidade é composta por três servidores e um estagiário responsáveis pelo atendimento de 21.233 eleitoras e eleitores - 17.417 de Taquarituba e 3.816 de Coronel Macedo - distribuídos em 11 locais de votação e 78 seções eleitorais, somados os dois municípios. Até o fim de 2023, a zona eleitoral passará a atender também a cidade de Itaberá, ampliando o eleitorado da 236ª ZE para 35.653 pessoas e totalizando 21 locais de votação. A juíza eleitoral da jurisdição é Tainá Guimarães Ezequiel.
Até o final do ano devem ocorrer mais inaugurações. O total previsto no projeto de assunção dos cartórios eleitorais é a locação de 240 imóveis para abrigar 336 zonas eleitorais, com a junção das zonas eleitorais localizadas no mesmo município em um único prédio.
Algumas dessas sedes serão abertas durante o mandato do desembargador Silmar Fernandes, que assumirá a presidência do Tribunal no biênio 2024-2025. “Precisamos muito do apoio das administrações locais, mas separar o poder Judiciário do Executivo é importante no sentido de desonerar as prefeituras de encargos que o TRE agora passa a assumir, gerindo diretamente os próprios espaços”.
Também participaram do evento o prefeito de Taquarituba, Éder Miano Pereira, o vereador Clodoaldo Garcia Rodrigues, representando o prefeito de Coronel Macedo, o presidente da Câmara Municipal de Coronel Macedo, Helinton Eduardo Ferruda Veiga, e a promotora eleitoral local, Angélica Luiza Rossi da Costa, entre outras autoridades.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus
Siga nosso TikTok @trespjus
Inscreva-se no nosso canal no YouTube