Presidentes de TREs de todo o país se reúnem no Maranhão
Eleições 2024, segurança da informação e a importância da comunicação com a sociedade foram alguns dos temas discutidos no evento
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia, participou, quinta (23) e sexta-feira (24), da 80ª edição do Colégio de Presidentes de TREs (Coptrel), realizada em São Luís, no Maranhão.
A abertura oficial do evento foi realizada na quinta-feira pelo presidente do Coptrel e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Roberto Maynard Frank, e pela vice-presidente do Colégio e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Angela Salazar.
Após a cerimônia de abertura, os participantes assistiram à conferência “Os Desafios da Justiça Eleitoral na Sociedade Digital”, proferida pela ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri. “Os ataques às instituições nos impõem não só a dar respostas céleres, mas também a promover ações a serviço da verdade e do aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito”, afirmou a ministra, destacando a importância de aprimorar a comunicação do Poder Judiciário com a sociedade.
Segundo a magistrada, é necessário "estreitar laços com a imprensa livre e responsável, com a sociedade civil organizada, com a rede pública e privada de ensino, com as empresas e outras instituições congêneres. Precisa se mostrar na internet e ser interessante aos jovens. Enfim, deve se exibir às cidadãs e aos cidadãos brasileiros para demonstrar e comprovar que, cumprindo o seu papel, está do lado e ao lado do povo desta grande nação. Aprimorar a comunicação com a sociedade é, portanto, o desafio do agora para todo o Poder Judiciário e, principalmente, para a Justiça Eleitoral”.
Na quinta à tarde, também houve a reunião dos diretores-gerais de todos os TREs, conduzida pelo diretor-geral do TSE, Rui Moreira de Oliveira. Na oportunidade, foram discutidos temas como orçamento, teletrabalho, concurso público, requisição de servidoras e servidores, segurança da informação, Eleições 2024 e aquisições para o cadastramento biométrico, entre outros. O diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, representou São Paulo.
Nesta sexta, a programação continuou, entre outros tópicos, com discussões dos presidentes sobre criação de cargos para a Justiça Eleitoral e inclusão do direito eleitoral entre os conteúdos obrigatórios da graduação jurídica.
A juíza assessora da presidência do TRE-SP, Denise Indig Pinheiro, também participou do Coptrel acompanhando o presidente da Corte eleitoral paulista.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus