Estudantes de relações internacionais visitam o TRE-SP
Durante a atividade, o grupo acompanhou uma sessão de julgamento no plenário e assistiu à posse do novo membro efetivo da Corte
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu estudantes da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) para uma visita monitorada na última quinta (10). A atividade, organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do TRE-SP, contribui para o desenvolvimento acadêmico e amplia os conhecimentos sobre cidadania, democracia e o processo eleitoral brasileiro.
Participaram do evento 21 universitárias e universitários do curso de relações internacionais, acompanhados pelo professor de ciência política e sistema político brasileiro Victor Dias Grinberg. O grupo foi recebido pela coordenadora da Ejep, Vanessa Diniz, e outros servidores da escola. O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, fez uma saudação inicial aos estudantes.
“Nós estamos acostumados a receber alunos do curso de direito e vocês são de relações internacionais, mas isso não altera em nada a importância dessa visita, uma vez que as relações internacionais precisam estar também atentas ao cenário político. E a Justiça Eleitoral é justamente o ramo do Judiciário que permite que a democracia seja exercida, então é muito importante que vocês tenham conhecimento do nosso funcionamento”, afirmou.
“Na última eleição, ficou muito clara a importância da existência da nossa Justiça Eleitoral, que é um caso que não é comum no resto do mundo. Nós temos um Poder que é equidistante, que não tem interesse eleitoral, um Poder que é independente, que organiza as eleições e julga questões eleitorais, e vocês estão aqui para conhecer esse sistema.”
Nós temos um Poder que é equidistante, que não tem interesse eleitoral, um Poder que é independente, que organiza as eleições e julga questões eleitorais, e vocês estão aqui para conhecer esse sistema.
Presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia
A atividade começou com palestras sobre o funcionamento da Ejep e da Justiça Eleitoral. Depois, o grupo teve a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento no plenário do Tribunal e assistiu à posse do novo membro efetivo da Corte, o desembargador federal Luís Paulo Cotrim Guimarães.
Desembargador Luís Paulo Cotrim Guimarães toma posse como membro efetivo do TRE-SP
Os universitários e universitárias tiveram ainda uma palestra com o advogado Hélio da Silveira, ex-presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB/SP e conselheiro da Ejep, e puderam ter contato com a urna eletrônica, recebendo explicações sobre o seu funcionamento.
Os estudantes assistiram à palestra do advogado Hélio da Silveira, conselheiro da Ejep
Para o professor Victor Dias Grinberg, a experiência foi muito enriquecedora para os estudantes. “A gente consegue levar a teoria para dentro de sala de aula até certo ponto. Então, poder estar dentro de um órgão público tão vital para a democracia brasileira é uma oportunidade única de ver a democracia em ação. Os membros da Corte foram muito acolhedores e pontuaram várias vezes ao longo da sessão plenária a importância dessa visita, então foi muito especial e único para eles.”
Mylena Reis da Mata, 20, aluna do 4º semestre, concorda. “A gente teve contato com as pessoas que realmente trabalham aqui e que lidam com isso no dia a dia. Então pudemos ver na prática temas que estudamos na sala de aula, que a gente faz prova sobre. Apesar de alguns termos difíceis na sessão, com que a gente não está muito acostumado, foi realmente muito enriquecedor.”
Ao final do encontro, os alunos e alunas da Faap ainda receberam informações sobre o programa Mesário Voluntário Universitário, que permite a utilização das horas trabalhadas na Justiça Eleitoral como atividade curricular complementar nos cursos de graduação.
A Ejep promove visitas monitoradas ao TRE-SP mediante agendamento pelo e-mail ejep@tre-sp.jus.br, conforme disponibilidade de datas. A ação é certificada e poderá servir para o cômputo de horas em atividades extracurriculares.
imprensa@tre-sp.jus.br
Acompanhe nossas redes