Corregedor regional eleitoral diploma eleitos para o grêmio do Colégio Mackenzie

Desembargador Silmar Fernandes entregou certificado aos representantes da Chapa “É Nóis”. Grupo foi eleito com a utilização de urnas eletrônicas

Quantidade de pessoas que buscaram a Justiça Eleitoral sem convocação obrigatória saltou de 112....
Desembargador Silmar Fernandes fala aos alunos do Mackenzie

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, diplomou, nesta terça (29), a chapa “É Nóis”, eleita para o mandato de um ano por alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Mackenzie, no Centro da capital.

A eleição ocorreu na última quinta (24), quando o grupo venceu o pleito com 176 votos, ou seja, 23,4% do total (750). Ao todo, nove chapas concorreram à eleição, que contou com urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-SP. Atuaram como mesários e fiscais 21 estudantes que receberam prévio treinamento da Justiça Eleitoral.

O desembargador Silmar Fernandes entregou certificados aos alunos em cerimônia realizada no Auditório Rui Barbosa e elogiou os docentes da instituição. “O que aconteceu aqui teve a maravilhosa coordenação dos professores da casa. Nós do TRE entramos aqui como coadjuvantes, emprestando as urnas, orientando, esclarecendo e, com isso, tentando demonstrar a vocês como funciona a democracia”, afirmou.

Integridade das urnas

O corregedor ressaltou que, por meio da ação, os alunos puderam comprovar a integridade das urnas eletrônicas. “Vocês usaram as urnas, perceberam que elas são confiáveis, e viram que os que mereceram o voto de vocês foram eleitos. Assim, fizeram um exercício de democracia, exerceram o direito de votar e serem votados. Isso é importante, e é dessa forma que somos um Estado democrático de direito”.

O magistrado ainda explicou um pouco sobre o funcionamento dos julgamentos na Justiça Eleitoral, apontando a diferença entre os poderes Judiciário e Legislativo. “Em todo município existe um juiz que resolve as questões eleitorais. Aquele que não fica satisfeito entra com recurso que chega aos desembargadores, para avaliação da demanda. O Judiciário apenas cumpre as leis feitas por representantes do Legislativo. No futuro, vocês vão eleger vereadores, prefeitos, deputados, senadores, aqueles que vão criar as leis. Vocês tiveram aqui uma lição para o resto da vida”, argumentou.

A iniciativa de levar as urnas às escolas e promover o debate sobre a democracia integra as ações do projeto “A Justiça Eleitoral vai até você”, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do TRE-SP. 

Convocação de mesários

A coordenadora da Ejep, Vanessa Diniz, afirmou que os alunos são os verdadeiros atores do projeto. Ela parabenizou todos que participaram como candidatos, mesários e eleitores no projeto do grêmio estudantil. “Sem os candidatos, isso não teria a dimensão que teve. Gostaria de parabenizar a maneira como apresentaram suas propostas, conduziram suas campanhas, parabenizar nossos mesários porque sem eles não se faz eleição”.

A servidora ainda fez um convite para que os discentes se cadastrem como mesários no futuro. Para ela, a participação dos alunos foi impecável, e a atuação dos mesários no pleito oficial é imprescindível. “Gostaríamos que também fossem mesários na eleição oficial, vamos contar com isso. Por fim, queria parabenizar os nossos eleitores, que entenderam que o voto traz poder. Escolheram os seus candidatos e elegeram aqueles que decidiram ser os melhores para representá-los”.

Além do grupo vencedor, participaram da iniciativa as chapas “Vagalume”, “Panterão”, “Partido Acadêmicos do Povo”, “Unidos pelo 75”, “Muda Mackenzie”, “Partido dos Alunos Congregados”, “Paixão Mackenzista” e “Mackenzista Radical”. Mais de 800 alunos estiveram envolvidos na iniciativa. Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também participaram do projeto exercendo o papel de mesários.


imprensa@tre-sp.jus.br

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Twitter | Logo Youtube | Logo Tik Tok 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido