Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é celebrado em 24 de abril

Deficientes auditivos têm direito ao voto garantido por meio de recursos de acessibilidade

Pessoa intérprete de Libras diante de um monitor se comunica com cidadão surdo.
Atendente da Central de Intermediação em Libras (CIL — SMPED) auxilia cidadão

Em 24 de abril é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, código utilizado por pessoas surdas. A data foi instituída em 2002, com a Lei nº 10.436, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos.

Com o objetivo de garantir a eleitoras e eleitores com deficiência auditiva o direito ao voto, bem como às demais pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) desenvolve um conjunto de ações. Entre elas estão a criação de seções eleitorais acessíveis e a disponibilização de intérpretes de Libras nos locais de votação, além de recursos de acessibilidade na urna eletrônica.

Intérpretes de Libras

Para as eleições de 2022, o TRE-SP realizou a Campanha Voluntárias(os) com conhecimento em Libras, a fim de disponibilizar, nos locais de votação onde havia pessoas com deficiência auditiva, colaboradoras e colaboradores com conhecimento na Língua Brasileira de Sinais. A campanha contou com 428 pessoas inscritas, possibilitando eleições mais acessíveis e inclusivas.

Outra iniciativa voltada a esse público no pleito de 2022 foi a disponibilização do aplicativo Central de Intermediação de Libras (CIL SMPED) nos locais de votação da cidade de São Paulo. O aplicativo ofereceu serviço de tradução simultânea por chamada de vídeo, registrando 223 chamadas relacionadas às eleições entre 26 de setembro e 4 de novembro.

A central auxiliou pessoas surdas na interação com mesários e equipes de apoio nos locais de votação. “A CIL nos ajuda a ter uma resposta e essa comunicação fluida. É uma ponte entre o surdo e os ouvintes”, afirmou o professor de Matemática e Libras Neivaldo Zovico à reportagem do Tribunal no dia do pleito. Além de usar o aplicativo para conversar com os mesários, ele também usou o serviço para conceder a entrevista.

“Avaliamos esse serviço de forma positiva, estamos bastante contentes com essa parceria que a gente teve com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência”, afirmou a chefe da Seção de Gestão de Acessibilidade e Inclusão (Seacess), Gabriela Fabre Augusto. Segundo ela, o Tribunal planeja a contratação de empresa especializada para atuar em sua Central de Atendimento em Libras — CAL. Por meio de chamada de vídeo, a unidade atuaria na tradução ao vivo para mediação de atendimento a cidadãs e cidadãos nos cartórios eleitorais e na Ouvidoria, bem como nos locais de votação do estado de São Paulo. A expectativa é que o serviço esteja em operação em 2024, inclusive nas eleições municipais.

Urnas com recursos de acessibilidade

Além dos intérpretes nos locais de votação ou por aplicativo, a tradução em Libras também está presente no modelo mais recente de urna eletrônica, a UE 2020. A tela do equipamento exibe um intérprete gravado que auxilia eleitoras eleitoras e os eleitores a conferir se o voto digitado está correto.

Mais iniciativas de acessibilidade e inclusão do TRE-SP voltadas para pessoas com deficiência podem ser conferidas no Relatório anual de atividades Ações de engajamento em acessibilidade e inclusão (2022).

 

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