TRE-SP recebe missões de observação eleitoral
Observadores vão acompanhar os trabalhos de realização das Eleições 2022
No fim de semana da eleição, a Justiça Eleitoral paulista receberá missões de observação eleitoral com o objetivo de acompanhar as atividades de auditoria do sistema eletrônico de votação e de preparação e realização do pleito de 2 de outubro. As comitivas são compostas por diplomatas da Argentina e dos Estados Unidos, representantes do Instituto para el Desarrollo Democrático y la Competitividad (IDDECO) e da Universidade de São Paulo (USP), entre outros participantes.
Os observadores cumprirão uma extensa programação de atividades, que envolve desde a participação dos procedimentos da véspera da eleição até o acompanhamento da divulgação dos resultados, no domingo.
Confira a programação:
Sábado (1/10)
09h00 - Acompanhamento da escolha das urnas que serão objeto do Teste de Integridade 2022 e Teste de Autenticidade dos Sistemas – plenário do TRE-SP
12h30 - Oficialização e emissão da zerésima dos sistemas - sala de imprensa
15h15 - Apresentação sobre o Sistema Eletrônico de Votação e demonstração das Urnas Eletrônicas – plenário do TRE-SP
Domingo (2/10)
07h00 - Acompanhamento dos procedimentos do início da votação em um local de votação (emissão da zerésima e habilitação da urna eletrônica para os eleitores) - Mackenzie
09h00 - Acompanhamento dos trabalhos do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas – Centro Cultural São Paulo
10h00 - Observação do local de votação e também do projeto-piloto do Teste de Integridade com biometria - UNIP/Paraíso.
16h45 - Acompanhamento do encerramento da votação - Escola Paulo Machado de Carvalho
17h20 - Acompanhamento da divulgação dos resultados - sala de Imprensa
Como parte da programação, nesta sexta-feira (30), a comitiva será recebida no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), pelo seu presidente, desembargador Ricardo Mair Anafe, e pelo presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, e no período da tarde serão recebidos na OAB-SP.
Missões de observação
As missões de observação têm por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral, ampliando sua transparência e integridade, bem como fortalecer a confiança pública nas eleições. Entre seus objetivos está observar o cumprimento das normas nacionais, colaborar para o controle social nas diferentes etapas do processo e verificar a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução das diversas fases do pleito.
A recepção de missões nacionais está prevista como procedimento sistemático de acompanhamento e de avaliação das eleições, realizado de forma independente por entidades, organizações da sociedade civil ou instituições de ensino superior nacionais devidamente credenciadas pelo TSE.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus