Teste de Integridade com biometria teve a participação de 161 eleitores
Procedimento foi realizado na Unip Paraíso, no dia da eleição
Novidade neste ano, o Teste de Integridade com biometria foi realizado com 161 eleitoras e eleitores, convidados a colaborar depois de votar em suas seções. A auditoria, ainda em formato de projeto-piloto, ocorreu na Unip Paraíso, na rua Vergueiro, durante o horário da eleição, das 8h às 17h.
Para o eleitor Felipe Sebastião Reis, primeiro a participar, foi uma boa surpresa: “Estava com muita vontade de votar, cheguei cedo e me senti feliz por ser convidado a participar”. Para Felipe, “com 26 anos de voto eletrônico, temos um sistema de votação muito confiável. Já elegemos alguns presidentes e governadores usando esse sistema, mas acho a iniciativa do teste muito interessante pela transparência, que reforça essa confiança que nós já temos. Fico bem feliz em contribuir com o processo democrático brasileiro”.
O Teste de Integridade das urnas eletrônicas é uma auditoria que acontece desde as eleições de 2002, no dia da votação. Nestas eleições foram selecionadas 33 urnas para o procedimento, sendo 27 para o teste tradicional e seis para o projeto-piloto com biometria. A única diferença do projeto-piloto foi o uso da biometria para desbloquear a urna.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus