Missões de observação acompanham as eleições na capital paulista
Observadores elogiam organização e confiabilidade do processo eleitoral

Vinte e três observadores estrangeiros e brasileiros acompanharam, na capital paulista, as Eleições 2022 e elogiaram o sistema eleitoral brasileiro. Eles cumpriram ampla programação de atividades, incluindo visita aos locais de votação e acompanhamento do Teste de Integridade das urnas eletrônicas e da divulgação dos resultados na Sala de Imprensa do TRE-SP.
Segundo James Green, brasilianista e professor de história da Brown University (EUA), o processo eleitoral brasileiro “é o mais democrático do mundo”, do ponto de vista da massiva participação popular. “O sistema eleitoral é muito organizado e confiável, com os resultados sendo divulgados com muita rapidez. ”
“Vemos um alto grau de confiabilidade e de rigor”, afirmou Floriano de Azevedo Marques Neto, representante da Universidade de São Paulo (USP). “O sistema eleitoral foi aperfeiçoado, não só em termos tecnológicos, mas também em procedimentos e checagens”. Segundo o professor de direito, é muito claro o nível de treinamento dos colaboradores envolvidos na eleição, dos mesários e apoios logísticos.
O presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), Tomás Bittar, ressaltou a organização da eleição brasileira, que classificou de “espetacular”, e a votação, que transcorreu sem incidentes graves. “Percorremos vários locais de votação e vimos o povo votando com muita tranquilidade e muito respeito”.
As missões de observação têm por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral, ampliando sua transparência e integridade, bem como fortalecer a confiança pública nas eleições. Entre seus objetivos está observar o cumprimento das normas nacionais, colaborar para o controle social nas diferentes etapas do processo e verificar a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução das diversas fases do pleito.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus