Trabalho de descarte de urnas 2009 continua neste domingo
Urnas descartadas não foram utilizadas nas Eleições 2022
Neste domingo (27), O TRE-SP concluirá os trabalhos de transporte de 24.445 urnas eletrônicas modelo 2009 para descarte. Planejado para três dias, o procedimento já foi parcialmente executado em 13 e 20 de novembro e será finalizado agora com o transporte de mais 2.500 urnas para o Tribunal Superior Eleitoral, responsável pelo descarte.
Essas urnas não foram utilizadas nas eleições do estado de São Paulo neste ano, devido à substituição de boa parte das máquinas mais antigas pelas 44.880 urnas modelo 2020 recebidas pelo tribunal paulista.
Cada urna tem um número de patrimônio, além de um número de série. No TSE é feita a baixa patrimonial do equipamento e dada a destinação adequada, de acordo com as normas ambientais.
O trabalho tem ocorrido aos domingos, mediante autorização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), considerando a restrição de circulação de caminhões durante os dias úteis na região da Rua Líbero Badaró, no centro da capital, onde se localiza a instalação do TRE-SP que armazena os referidos equipamentos.
Imprensa@tre-sp.jus.br