Aplicativo CIL-SMPED ajudou eleitores surdos na hora do voto
Parceria entre TRE-SP e Prefeitura da capital disponibilizou intermediação em libras nas Eleições 2022
Acordo de cooperação técnica entre a Justiça Eleitoral paulista e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) tornou possível a utilização do aplicativo Central de Intermediação de Libras (CIL – SMPED) nos locais de votação da capital nas Eleições 2022.
O aplicativo oferece regularmente o serviço de tradução simultânea por videochamada, que permite o auxílio do intérprete de Libras à pessoa surda ou com deficiência auditiva no acesso aos diversos serviços públicos da cidade de São Paulo.
Entre 26 de setembro e 4 de novembro, o serviço ficou disponível a eleitoras e eleitores surdos e coordenadores de acessibilidade do TRE-SP, registrando 223 chamadas relacionadas às eleições nesse período. O atendimento da central contou com 71 intérpretes durante a semana e 32 nos finais de semana, além da supervisão de duas servidoras do Tribunal.
Segundo a chefe da Seção de Acessibilidade do TRE-SP, Gabriela Fabre Augusto, o serviço facilitou o esclarecimento de dúvidas de eleitoras e eleitores com deficiência auditiva, principalmente consulta de local de votação e seção eleitoral. “Nós avaliamos esse serviço de forma muito positiva, estamos bastante contentes com essa parceria que firmamos com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Já temos um estudo em curso para contratação do serviço pelo Tribunal, de modo a ampliá-lo para todo o estado nas próximas eleições”, conta Gabriela.
O aplicativo também ajudou os usuários na interação com mesários e equipes de apoio nos locais de votação. Neivaldo Zovico, professor de matemática e Libras, votou na escola Hellen Keller, no bairro da Aclimação, utilizando a CIL. Ele explicou, com a tradução de uma intérprete da central, que a intermediação foi muito importante porque o surdo encontra barreiras em vários ambientes públicos. “Na seção eleitoral, por exemplo, a mesária me fez uma pergunta e como eu iria responder sem esse recurso? A CIL nos ajuda a responder, a ter uma comunicação fluida, é uma ponte entre o surdo e os ouvintes. Segundo Neivaldo, o Brasil tem cerca de 9,7 milhões de surdos. “É muita gente! Não se pode ignorar a existência deles”, conclui.
O aplicativo CIL – SMPED é disponibilizado nas lojas de aplicativos de celular. No dia da eleição, também foi possível utilizar o serviço por website, sem necessidade de instalação do app, por meio do QR Code divulgado em cartazes nos locais de votação.
imprensa@tre-sp.jus.br