TRE-SP atuará como observador internacional das eleições colombianas
Primeiro turno das eleições presidenciais acontece no domingo (29)
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo atuará como observador internacional das eleições presidenciais colombianas de 2022, que terá seu primeiro turno neste domingo (29).
A participação acontecerá por intermédio do presidente do Tribunal, des. Paulo Galizia, atendendo a convite do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Colômbia. Após o pleito será entregue um relatório de atividades com suas conclusões e recomendações.
Além de acompanhar a votação e apuração dos votos, a missão de observação internacional ainda contará com uma agenda acadêmica, com eventos entre 26 e 28 de maio, reunindo autoridades mundiais para discutir temas como o contexto político das eleições presidenciais colombianas, a atuação dos meios de comunicação, desinformação, campanhas políticas, ações afirmativas e mais.
Eleições na Colômbia
O CNE é a autoridade máxima das eleições colombianas, responsável por regulamentar e controlar o pleito, enquanto a Registraduría Nacional del Estado Civil é o órgão responsável pela organização e transparência do processo eleitoral.
Lá, as eleições parlamentares e presidenciais acontecem em datas diferentes, sendo que a escolha dos legisladores já foi realizada em março e a presidencial acontecerá neste domingo. Assim como no Brasil, o mandato presidencial é de quatro anos, porém sem possibilidade de reeleição.
A Colômbia utiliza cédulas de papel e o voto é facultativo a todos colombianos maiores de 18 anos que façam parte dos censos eleitorais, além de estrangeiros residentes no país, totalizando quase 39 milhões de eleitoras e eleitores.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus