TRE-SP realiza Semana do Meio Ambiente
Evento de quatro dias contou com palestras e oficina prática de sustentabilidade
Entre os dias 20 e 23, aconteceu a Semana do Meio Ambiente, com palestras e uma oficina prática de sustentabilidade encerrando a programação.
O presidente do TRE-SP, des. Paulo Galizia, participou da abertura do evento, ressaltando sua importância e enaltecendo “a preocupação do Tribunal em se atualizar diante de um mundo que tem sofrido grandes revezes ambientais”. Na sequência, o primeiro tema, cidades sustentáveis, foi abordado pelos palestrantes Felipe Brito, doutor em sociologia pela UFRJ, e Wilson da Silva Neto, doutor em direito urbanístico pela PUC-SP, que afirmou ser “fundamental não querer inventar a roda, usando ferramentas já disponíveis como a Agenda 2030, a NBR 37120 e a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”.
O evento tratou também do tema contratações sustentáveis, com as palestras de Denize Cavalcanti, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo, de e Lara Brainer de Oliveira, diretora da central de compras do Ministério da Economia, que afirmou que “todos nós temos que reaprender o processo de compra pública” e “ampliar o nosso horizonte sobre o que é uma compra pública sustentável”.
Inovação, meio ambiente e objetivos de desenvolvimento sustentável foi o tema discutido por Yna Barbosa Honda e Sousa, mestre em Governança e Sustentabilidade (ISAE/FGV) e chefe da 50ª Zona Eleitoral – Araucária (PR) e Elaine Cestari, coordenadora técnica do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (IJuspLab), que explicou o que é um laboratório de inovação e como se relaciona com a sustentabilidade, “um espaço para experimentar e construir colaborativamente as soluções, integrando os olhares dos diversos atores”, juízes, servidores, advogados, partes, no caso de um órgão do Judiciário. Para Yna, “nós podemos começar a transformação de onde estamos, com o que temos, começando com pequenas vitórias e assim conseguimos conquistar grandes transformações”.
A programação terminou nesta quinta-feira (23), com uma oficina de práticas sustentáveis na sede do Tribunal, em que os participantes conheceram as etapas do plantio de uma muda em garrafa pet, como forma de estimular as pessoas a reutilizarem esses materiais e a perceberem como a falta de áreas verdes é prejudicial ao ambiente.
As palestras estão disponíveis no canal do TRE-SP no Youtube.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus