Exposição “Uma Toga para Duas Cortes” conta a relação entre TJSP e TRE-SP
Evento ocorre no Palácio da Justiça, sede da fundação da Corte eleitoral paulista
![Inauguração da exposição Uma Toga para Duas Cortes Inauguração da exposição Uma Toga para Duas Cortes](https://www.tre-sp.jus.br/imagens/fotos/inauguracao-da-exposicao-uma-toga-para-duas-cortes/@@images/a8784e64-98fb-43fe-971f-e0f480b26c24.jpeg)
Em homenagem aos 90 anos de criação da Justiça Eleitoral, o Centro de Memória Eleitoral do TRE-SP (CEMEL) e o museu do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) inauguraram nesta quinta-feira (9), no Palácio da Justiça, a exposição “Uma Toga para Duas Cortes”.
O evento aborda a proximidade entre os dois Tribunais por meio da exibição de diversos objetos museológicos, como títulos eleitorais, linha do tempo das urnas de votação (desde a produzida com lona até a eletrônica), além de medalhas e homenagens a magistrados. Destacam-se ainda os retratos pintados dos onze desembargadores que tiveram a oportunidade de presidir tanto o TRE-SP como o TJSP.
Na abertura, o coordenador do museu do TJSP, des. Octavio Augusto Machado de Barros Filho, mencionou os desafios referentes às Eleições 2022 e afirmou que "o TRE vai ter a tranquilidade e serenidade para conduzir o pleito como sempre”. Por sua vez, o presidente do TJSP, des. Ricardo Mair Anafe, lembrou a fundação do TRE-SP, ocorrida em 25 de maio de 1932, no Palácio da Justiça. "Para o Tribunal de Justiça, é uma honra imensa sediar a exposição, em especial nos 90 anos do Tribunal Regional Eleitoral, que nasceu neste mesmo prédio", afirmou o magistrado.
O presidente do TRE-SP, des. Paulo Galizia, destacou a contribuição do TJSP para Justiça Eleitoral paulista e os laços históricos entre as Cortes. "O Tribunal de Justiça de São Paulo, além de ceder seus dedicados juízes para as zonas eleitorais do estado, sempre procurou dar o maior apoio logístico à Justiça coirmã, não só oferecendo, ao longo de décadas, seus fóruns para sediar os cartórios eleitorais, mas também propiciando facilidades operacionais para a realização das eleições da melhor forma possível". Ao encerrar seu discurso, Galizia reforçou a importância dos dois tribunais para o regime democrático. "A democracia não pode ter lado, mas quem não está do lado dela, não está ao lado da sociedade brasileira. Tanto o TJSP como o TRE-SP, por meio de seus membros e servidores, têm plena consciência dessa verdade civilizatória".
![Exposição Uma Toga para Duas Cortes - Foto: Paulo Santana / TJSP](https://www.tre-sp.jus.br/imagens/fotos/colar-do-merito-eleitoral-outorgado-ao-poeta-paulo-bonfim-pelos-pela-relevante-contribuicao-prestada-a-cultura-juridica-e-ao-poder-judiciario/@@images/d4a32995-e32a-4809-8134-e015ce867318.jpeg)
![Exposição Uma Toga para Duas Cortes - Foto: Paulo Santana / TJSP](https://www.tre-sp.jus.br/imagens/fotos/os-modelos-de-urna-ja-utilizados-pela-justica-eleitoral-lona-madeira-e-eletronica-foto-paulo-santana-tjsp/@@images/75766471-1a9b-4fc4-9b86-3b995e8b8b1e.jpeg)
A exposição fica aberta ao público até o dia 1º de julho, das 13h às 17h.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus