Livro “Voto é Memória” é divulgado pelo TRE-SP
Evento aconteceu no plenário do Tribunal e teve transmissão ao vivo no YouTube
O TRE-SP divulgou o livro “Voto é Memória: a imagem da democracia brasileira em São Paulo”, organizado pelo Centro de Memória Eleitoral (CEMEL), nesta quarta-feira (20), no plenário do Tribunal, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, rendeu homenagens ao fundador do CEMEL, poeta Paulo Bonfim, afirmando que o livro “não deixa de ser um afetuoso legado póstumo do poeta para todos nós”. Galizia ainda anunciou que o TRE-SP irá inaugurar nos próximos meses o Espaço Democrático Poeta Paulo Bonfim em seu hall monumental, como lugar permanente da memória político-eleitoral de São Paulo e do Brasil.
Em sua apresentação, o chefe do CEMEL, José D’Amico Bauab, contou que a obra “narra basicamente a história de dezesseis eleições ocorridas no intervalo de 1932 e 1965, com uma riqueza de imagens raríssima”. E citando o desembargador Carlos Eduardo Padin, diz que o livro “ao contrário de outros que contam como morrem as democracias, conta como nasceu uma”.
Além do presidente do TRE-SP, compuseram a mesa de honra do evento o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, o presidente do TRE-SP no biênio 2018-2019, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, o desembargador José Antonio Encinas Manfré e o secretário de estado da justiça e cidadania, doutor Fernando José da Costa, representando o governador do estado de São Paulo.
Exposição “Uma Toga para Duas Cortes”
Como parte das comemorações dos 90 anos de criação da Justiça Eleitoral, também foi instalada a exposição “Uma Toga para Duas Cortes”, inaugurada no início de julho no Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), e que ficará disponível no saguão do TRE-SP até 25 de agosto para visitação pública.
A exposição mostra a proximidade entre o TRE-SP e p TJSP por meio de objetos museológicos, como títulos eleitorais, linha do tempo das urnas de votação (desde a produzida com lona até a eletrônica), além de medalhas e homenagens a magistrados.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso twitter oficial @trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus