Juiz Afonso Celso da Silva se despede do TRE-SP
Em seu lugar ficará a juíza suplente Maria Cláudia Bedotti
Na sessão de julgamento dessa segunda-feira (19), o juiz Afonso Celso da Silva, membro do tribunal na classe de juiz de direito, foi homenageado em sua despedida do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Afonso Celso deixa o TRE paulista após se dedicar desde 2017 à matéria eleitoral. O seu lugar será ocupado pela juíza suplente Maria Cláudia Bedotti.
O juiz Mauricio Fiorito, orador designado para a homenagem, destacou a qualidade de Afonso Celso nas suas decisões. “Ele sempre demonstrou cuidado na verificação dos detalhes de cada processo. Cuidado este que, aliado à sua experiência de mais de 30 anos de magistratura, culminou na excelência de suas decisões, elevando a jurisprudência deste tribunal a um outro patamar.”
Todos os membros da Corte elogiaram a atuação dedicada e o legado do magistrado para o Tribunal. Ao final, o presidente da Corte ressaltou a clareza como ele apresentava seus votos. “Além de todos os atributos mencionados pelos colegas, eu admiro a maneira como ele transmite as suas ideias. Ele o faz de maneira objetiva, de modo que o intérprete sentado aqui nessa cadeira ou assistindo pelo YouTube tenha plena consciência daquilo que está sendo julgado e qual o direcionamento do seu voto naquela situação. Isso é muito importante para nós, para o Judiciário e para o público em geral”
O homenageado agradeceu as palavras dos colegas da Corte e destacou a excelência de sua equipe de gabinete, a competência dos membros do Ministério Público Eleitoral, a alta qualidade da advocacia eleitoral e exaltou a atuação de seus pares.
Afonso Celso da Silva tomou posse como juiz substituto em 2017 e foi juiz auxiliar da propaganda nas Eleições Gerais de 2018. Em 2019 assumiu como membro efetivo do tribunal e atualmente estava em seu segundo biênio na função. Ele é bacharel em Direito pela Universidade Braz Cubas (UBC) e, antes do ingresso na magistratura, integrou também a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.