TRE-SP recebe missão de observação eleitoral de países da América do Sul
Observadores conheceram processo eleitoral brasileiro e a urna eletrônica
Nesta terça-feira (30), o TRE-SP recebeu comitiva da Missão Avançada de Observação Eleitoral do Parlamento do Mercosul (Parlasul), em visita ao Brasil com o objetivo de conhecer o processo eleitoral e o sistema eletrônico de votação. Onze observadores, representantes de Paraguai, Argentina e Uruguai, assistiram a palestras e tiveram a oportunidade de conhecer a urna eletrônica por meio de uma votação simulada.
O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, abriu o evento destacando a dimensão do eleitorado paulista e da eleição no estado, que envolve o trabalho de aproximadamente 500 mil colaboradores, entre servidores, mesários e policiais. Manifestou, ainda, a satisfação do Tribunal em falar sobre o processo eleitoral brasileiro. “É uma alegria recebê-los e é muito importante que tenham conhecimento profundo do nosso sistema eletrônico de votação. Vamos fazer o possível para mostrá-lo, reafirmando a confiança nele, que já existe há 26 anos”, pontuou o presidente.
A programação contou com palestra sobre a urna eletrônica e votação simulada por meio do equipamento, além de apresentações sobre o combate à desinformação, a participação política das mulheres e as ações do TRE-SP para inclusão de grupos socialmente excluídos.
A parlamentar argentina Cecilia Catherine Britto ressaltou o interesse pelas urnas eletrônicas. "Temos muito interesse pelo voto eletrônico e, em especial, pelo sistema de votação brasileiro pela importância do país no continente. Ficamos muito satisfeitos que o Tribunal abra suas portas à observação, dando todas as explicações e respondendo a nossas perguntas”.
Segundo o representante uruguaio Nicolas Viera, a missão não tem o papel de emitir um juízo de valor sobre o sistema eleitoral, “a nossa intenção é fortalecer a transparência eleitoral e o processo democrático, de forma a beneficiar a sociedade brasileira”.
Sobre a missão de observação
A Missão Avançada de Observação Eleitoral é uma iniciativa do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM), que tem entre suas atribuições o fortalecimento das democracias na região por meio de acompanhamento dos processos eleitorais nos estados membros, promoção, intercâmbio de experiências e cooperação em matéria eleitoral entre os países.
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus