Dois vereadores do PTB de Colômbia têm seus mandatos cassados
Partido fraudou a cota de gênero nas eleições proporcionais de 2020 do município
Na sessão de julgamentos da sexta-feira (19), o TRE-SP cassou, por maioria de votos, o mandato dos vereadores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Colômbia, Fernando de Souza Tamburus e Roberto Jose Custodio Junior, ambos eleitos em 2020, estendendo-se ainda a cassação a seus suplentes. A decisão se deve à ocorrência de fraude na composição do percentual de gênero determinado pela Lei das Eleições.
Com a decisão, foi decretada ainda a nulidade de todos os votos conferidos ao PTB de Colômbia nas eleições proporcionais de 2020, determinando-se a recontagem total dos votos com novo cálculo de quociente eleitoral, a fim de se reajustarem as cadeiras na Câmara de Vereadores do município de acordo com os votos válidos remanescentes.
A fraude foi configurada devido ao registro de candidatura de Ivanilda Batista Alencar e Andreia Kelly Martins Venancio Campos. De acordo com o voto do relator, as candidaturas se configuraram como “laranjas”, pois não houve nenhuma prova de que as candidatas tivessem feito campanha.
Cabe recurso ao TSE.
Processo nº 0601088-31.2020.6.26.0021
imprensa@tre-sp.jus.br
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus