TRE-SP apoia lançamento da campanha Tire o Seu Título da Secretaria da Educação de São Paulo
Ação foi realizada em escola na zona norte da capital
Nesta terça-feira (26), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Paulo Galizia, participou do lançamento da campanha Tire o Seu Título, promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc).
A ação ocorreu na escola Professor Milton da Silva Rodrigues, localizada na zona norte da capital, e deu início à mobilização em toda a rede estadual de ensino para que jovens de 15 a 17 anos tirem o seu primeiro título e estejam aptos a votar nas Eleições 2022.
Segundo o presidente Galizia, “não há eleitor de última hora, é importante que a Justiça Eleitoral já tenha, em maio, condições de organizar a lista de quem vai poder votar em outubro”. Em paralelo à explicação sobre a existência do prazo que se encerra, este ano, no dia 4 de maio, Galizia enfatizou o convite para que os estudantes se alistem. Afirmou ainda, que, com o apoio da tecnologia, há tempo para atingir um número expressivo de novos jovens eleitores até o fim do prazo.
A secretária executiva da Seduc, Renilda Peres, afirmou que a campanha é necessária em face da baixa procura para alistamento por esse público. Segundo ela, “a mobilização de hoje está acontecendo porque apenas 27,1% da população de 16 e 17 anos possui o título de eleitor no estado de São Paulo”. O recado sobre a importância de reverter esse quadro também repercute entre os estudantes, que foram representados por Larissa Santos, aluna da escola Professor Milton da Silva Rodrigues. “Quando o jovem não vota, alguém vota por ele”, argumentou.
A ação contou com a realização do alistamento eleitoral de cerca de cinquenta jovens, por meio do Atendimento Online, disponível no site do TRE-SP. Os estudantes também puderam treinar a votação na urna eletrônica, simulando votação por meio do módulo de treinamento do eleitor.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus