Eleições suplementares em São Lourenço da Serra
Eleitores vão às urnas em 3 de outubro e devem respeitar protocolos sanitários contra a Covid-19
No dia 3 de outubro serão realizadas eleições suplementares para as prefeituras de treze cidades do estado de São Paulo, entre elas a de São Lourenço da Serra.
Na cidade, disputam o pleito Felipe (PSDB) e Dr. Junior (Republicanos). Seus companheiros de chapa são, respectivamente, Daniel Fukuda (PSDB) e Neguinho Borracheiro (PL).
Preparação das urnas
A Cerimônia de Preparação das Urnas ocorre dia 29 de setembro, às 9h, na sede do cartório da 201ª ZE – Itapecerica da Serra. Trata-se de um evento público e partidos, imprensa e eleitores podem e devem acompanhar os trabalhos, que constitui uma das várias etapas de transparência do sistema eletrônico de votação.
Saída das urnas
O transporte das urnas às seções eleitorais será na véspera da eleição, a partir das 8h.
Entenda o caso
Em São Lourenço da Serra, a eleição suplementar foi necessária porque o candidato a prefeito mais bem votado em 2020, Fernandão (PSDB), teve seu pedido de candidatura indeferido. Ele concorreu sub judice, mas seu Recurso Especial Eleitoral (RESE 0600634-93.2020.6.26.0201) foi rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Processo n 0600634-93.2020.6.26.0201
Eleitorado e seções eleitorais
Em São Lourenço da Serra, são 9.745 eleitores aptos a comparecer às urnas, em nove locais de votação e 38 seções, sendo duas acessíveis – localizadas na Escola Municipal Maria Nerea Rampim. A eleição é organizada pela 201ª Zona Eleitoral - Itapecerica da Serra.
Quem não compareceu à revisão biométrica do município em 2019 teve seu título de eleitor cancelado. Devido à pandemia, a Justiça Eleitoral suspendeu, apenas para permitir o voto nas eleições de 2020, o cancelamento do documento. Mas agora, nesse novo pleito, o título está novamente cancelado e não será possível votar.
A propaganda eleitoral está em curso desde 4 de setembro. O horário eleitoral gratuito para propaganda em rádio e TV começa nesta segunda (20) e termina no dia 30 de setembro.
Protocolo sanitário
O horário de votação foi ampliado e será das 7 às 17h, com preferência para eleitores com 60 anos ou mais votarem entre 7 e 10h. Deve ser observado o distanciamento social e é obrigatório o uso de máscara durante o tempo de permanência no local de votação. A identificação biométrica, por sua vez, está dispensada.
Demais regras sobre o pleito de São Lourenço da Serra constam da Resolução TRE-SP 555/21.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus