Cajati volta às urnas para escolher novo prefeito
Pleito ocorrerá dia 3 de outubro
Os eleitores de Cajati, na região do Vale do Ribeira, elegerão novo prefeito e vice-prefeito em novas eleições no dia 3 de outubro. Os candidatos ao cargo de prefeito são Germano Miguel (PDT), Luiz Koga (PSDB) e Sidnei Bico (coligação Pra Frente Cajati), que têm como vice, respectivamente, Gustavo Pontes, Ronaldo Cantilio e Satil.
O município tem cerca de 19.600 eleitores, estando aptos a votar no domingo aqueles com domicílio eleitoral na cidade desde 3 de fevereiro de 2021.
Quem não compareceu à revisão biométrica do município em 2019 teve seu título de eleitor cancelado. Devido à pandemia, a Justiça Eleitoral suspendeu, apenas para permitir o voto nas eleições de 2020, o cancelamento do documento. Mas agora, nesse novo pleito, o título está novamente cancelado e não será possível votar.
Cajati tem 12 locais de votação e 79 seções eleitorais, sendo 21 delas acessíveis para eleitores com deficiência. O cartório da 228ª Zona Eleitoral – Jacupiranga é o responsável pelas eleições do município.
Propaganda eleitoral
A propaganda eleitoral teve início dia 16 de setembro e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som é permitido entre 8h e 22h. A distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos é permitida também até as 22h. O horário eleitoral gratuito teve início dia 20 e se encerrará dia 30 de setembro.
Preparação e saída das urnas
Nos dias 27 e 28 de setembro, às 10h, acontecerá, na sede do cartório eleitoral de Jacupiranga, a Cerimônia de Carga e Lacração, que consiste na preparação das urnas eletrônicas para a votação. Primeiro, ocorre a inserção de dados dos candidatos e eleitores aptos a votar (carga) e, após o procedimento, as urnas são lacradas. O evento é aberto a partidos, imprensa e eleitores.
A saída das urnas do cartório para os locais de votação acontecem no sábado (2), às 8 h.
Dia da votação
No momento da votação, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto. O e-Título também é válido como documento, desde que o eleitor tenha realizado o cadastramento biométrico.
Protocolo sanitário
O horário de votação foi ampliado e será das 7 às 17h, com preferência para eleitores com 60 anos ou mais entre 7 e 10h. Deve ser observado o distanciamento social e é obrigatório o uso de máscara durante o tempo de permanência no local de votação. A identificação biométrica, por sua vez, está dispensada.
Entenda o caso
O candidato mais votado nas eleições municipais de 2020, Vavá (PSDB), teve seu registro de candidatura indeferido devido a irregularidades no recebimento de aluguéis em benefício próprio e de sua esposa, conduta que o tornou inelegível de acordo com a Lei 64/90.
Processo n 0600339-72.2020.6.26.0228
Demais regras sobre o pleito em Cajati constam da Resolução TRE-SP 557/21.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus