“Ninguém conseguiu invadir o sistema e oferecer risco para o resultado das eleições”, afirmou Barroso sobre o TPS 2021
Presidente do TSE informou os resultados do Teste Público de Segurança em coletiva de imprensa
Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (29), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, divulgou os resultados do Teste Público de Segurança (TPS) 2021. O TPS é um evento em que o TSE entrega os códigos-fonte, sistemas e as próprias urnas para “hackers do bem” realizarem ataques, com o objetivo de descobrir possíveis falhas.
Foram 26 investigadoras e investigadores, com 29 planos de ataque. Destes 29, 24 não obtiveram sucesso algum, não conseguindo ultrapassar nenhuma das barreiras de segurança.
As outras cinco investidas encontraram “achados”, que são pontos de segurança passíveis de aperfeiçoamento pela Justiça Eleitoral. Porém nenhum deles verdadeiramente grave, com potencial de alterar o resultado das eleições. “Ninguém conseguiu invadir o sistema e oferecer risco para o resultado das eleições”, afirmou o presidente do TSE.
Barroso apontou cinco achados considerados relevantes, a serem estudados pelos técnicos da Justiça Eleitoral para as eleições de 2022. Entre eles, um ataque realizado por técnicos da Polícia Federal, que ultrapassou a rede de transmissão e alcançou a rede do TSE, mas que não conseguiu adulterar votos ou mexer em sistemas.
Barroso lembrou que o TPS é realizado justamente para encontrar possíveis falhas no sistema eleitoral. Uma vez que os mecanismos de ataque se tornam cada vez mais sofisticados, eles são utilizados para aprimoramento dos mecanismos de defesa da Justiça Eleitoral.
Segundo o presidente do TSE, esses achados são relevantes, mas não são preocupantes, porque só são consideradas graves as falhas com potencial de mudar o resultado das eleições.
O próximo passo é o teste de confirmação, que ocorrerá em maio. Esses mesmos investigadores que conseguiram encontrar achados, voltam para repetir os ataques e a Justiça Eleitoral verificará se a segurança foi aprimorada, de forma a bloqueá-los.
A gravação do evento está disponível no canal no YouTube do TSE. Mais informações sobre o TPS podem ser encontradas aqui.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus