Webinário sobre 25 anos da urna eletrônica reúne diversas personalidades
Debates e depoimentos ilustraram confiança no equipamento
Com o tema “25 anos da Urna Eletrônica – Uma história de sucesso”, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou, nesta sexta-feira (26), webinário com a participação de ex-ministros e do atual presidente do TSE, jornalistas de diferentes veículos de comunicação e especialistas em Tecnologia da Informação (TI) e Direito Eleitoral. Foram exibidos, ainda, vídeos com depoimentos de várias autoridades e figuras públicas sobre a confiabilidade do voto eletrônico.
O presidente do TRE, des. Waldir Nuevo Campos, iniciou os trabalhos do webinário afirmando que o sistema eletrônico de votação é “o maior avanço democrático no processo eleitoral".
Painéis de discussão
No primeiro painel, mediado pela jornalista Fabíola Cidral, o ministro Carlos Velloso, que assumiu a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro de 1994 e articulou o projeto da urna eletrônica, pontuou que “era preciso afastar a mão humana das apurações e isso só seria conseguido com o voto informatizado”. Já o jornalista da TV Globo Carlos Tramontina afirmou que, ao longo dos anos, tem-se reiterado a prova da eficiência das urnas eletrônicas, ao contrário das denúncias de fraude, ao que chamou de espécie de folclore. Ele relembrou ainda sua extensa atuação jornalística na cobertura de eleições desde a década de 1980.
O desenvolvimento do sistema eletrônico de votação foi tema de outro debate, mediado pela âncora de jornalismo da TV Record Christina Lemos. O consultor em Tecnologia da Informação (TI) Paulo Camarão, que foi presidente da comissão técnica para elaboração do projeto da urna eletrônica, relembrou que a premissa fundamental à época era eliminar a fraude no registro dos votos e na totalização dos resultados. O ex-ministro Torquato Jardim mencionou peculiaridades do desenvolvimento da urna, a exemplo da semelhança de seu teclado com o do “orelhão”, inovação tecnológica disseminada no Brasil da década de 1990, e afirmou de modo categórico e emocionado que “o Brasil está tendo sua democracia atacada insidiosamente pela desinformação”.
O terceiro e último painel trouxe o professor especialista em Direito Eleitoral Diogo Rais e o secretário de TI do TSE, Giuseppe Janino, e a conversa foi mediada pelo diretor de Jornalismo da TV Cultura, Leão Serva. O professor Diogo Rais declarou que os ataques à confiabilidade da urna revelam a principal face da desinformação. Para ele, as pessoas buscam fatos que apoiem suas crenças, o que se relaciona muito mais com sua vaidade do que uma preocupação com a verdade. Já o secretário do TSE ressaltou a dimensão das eleições no Brasil, que acontecem em mais de 450 mil seções eleitorais, "a maior eleição informatizada do planeta".
Encerramento
Sob a condução do des. Nuevo Campos e com a participação do vice-presidente e corregedor do TRE, des. Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, o encerramento do webinário foi realizado pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.
Defendendo que o sistema eletrônico é auditável do primeiro ao último momento, o ministro reforçou que seu posicionamento pessoal e de todo o STF é contrário ao voto impresso. Nesse sentido, ressaltou as repercussões problemáticas da quebra do sigilo do voto e da provável judicialização das eleições com o ensejamento de ações judiciais pelos perdedores visando à recontagem dos votos. “Imagine um país com 5.600 municípios, nós íamos ter uma megajudicialização das eleições em todo o país”, ponderou.
Finalizou dizendo que o Brasil precisa de um “choque de iluminismo”, no qual se trabalhe pragmaticamente com a experiência real da vida e o monitoramento dos resultados, sabendo reconhecer o que funciona bem e o que dá certo. “A urna eletrônica é um dos exemplos do que funciona”, arrematou.
Sobre o evento
A iniciativa, realizada em parceria com a OAB-SP, faz parte das comemorações dos 25 anos da urna eletrônica e contou, ainda, com depoimentos em vídeo de autoridades, servidores e figuras públicas sobre a confiabilidade do voto eletrônico. Contribuíram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e personalidades como a empresária Luiza Trajano e o comunicador Carlos Alberto de Nóbrega.
Assista o webinário na íntegra.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus