Votos brancos e nulos: você sabe a diferença?
Entenda suas consequências nas eleições

É muito comum o eleitor ter dúvidas a respeito de votos brancos e nulos. Em ano de eleições, costuma-se dizer que votos nulos podem anular uma eleição. Ou que os votos brancos vão para os partidos. Essas ideias são falsas. Para combater a desinformação, é preciso explicar os efeitos dos votos brancos e nulos numa eleição.
Primeiramente, votos nulos e brancos não são considerados votos válidos. Eles não interferem no resultado de uma eleição. Somente os votos válidos permitem identificar os candidatos eleitos. A diferença entre votos nulos e brancos está apenas na maneira como o eleitor prefere invalidar seu voto.
O voto em branco ocorre quando o eleitor pressiona o botão “branco” presente na urna e depois confirma. Como já dito, esse voto não é considerado válido. Não beneficia nenhum candidato ou partido.
O voto nulo se manifesta quando o eleitor digita uma sequência de números que não corresponde a nenhum partido ou candidato, e depois confirma. Nesse caso, o voto também não beneficia ninguém.
Votos nulos e brancos, portanto, não anulam uma eleição, mesmo que mais de 50% dos eleitores optem por eles.
Já os votos válidos são aqueles corretamente destinados a um candidato ou a um partido, e são eles que decidem as eleições, sendo devidamente computados para definir as candidatas e os candidatos vitoriosos em cada eleição.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus