TRE divulga relatório de acessibilidade nas Eleições 2020
Documento retrata resultado de amplo processo
Está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) o Relatório de Acessibilidade das Eleições 2020. O documento relaciona eventuais dificuldades encontradas por pessoas com deficiência no exercício do voto, bem como os contratempos enfrentados por servidores, mesários e colaboradores de apoio logístico de acordo com pesquisa realizada.
No total, 10.256 cidadãos participaram da pesquisa em todo o Estado. O índice de satisfação dos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida alcançou bons resultados, especialmente considerando aqueles que votaram no primeiro turno, em que 81,31% consideraram a seção em que votaram acessível e 83,18% não encontraram nenhuma dificuldade no exercício do voto. Ainda, 72,90% dos cidadãos afirmaram que foram informados pelo coordenador de acessibilidade sobre a possibilidade de auxílio nos locais de votação. No segundo turno, os índices foram respectivamente 72,34%, 74,47% e 69,15%.
O TRE-SP tem a acessibilidade como um se deus valores desde 2009, com ações voltadas para o tema desde 1992, como a criação de seções adaptadas, a adequação dos imóveis que funcionam como local de votação, o cadastramento de coordenadores de acessibilidade, entre outras. Em 2020 foi implementado o Programa de Acessibilidade e Inclusão, com a finalidade de alcançar a adequação e uniformização das ações de acessibilidade e inclusão institucionais.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso twitter oficial trespjusbr
Siga nosso Instagram @trespjus