Primeiras semanas do “Balcão Virtual” registram baixa demanda por atendimentos

De acordo com a Secretaria Judiciária, foram registrados cinco chamados na segunda instância

Balcão eletrônico

Implantado no TRE no último dia 5 de abril, o “Balcão Virtual” é uma plataforma de videoconferência que possibilita o contato direto de partes e advogados para tirar dúvidas e obter informações relativas a processos judiciais, virtuais ou físicos. Apesar da entrada em operação no início do mês, os números atualmente disponíveis indicam que, na segunda instância, houve apenas cinco atendimentos.

Segundo informações da Secretaria Judiciária (SJ), até a segunda-feira (26) constaram três atendimentos. Em um deles, um advogado requisitou consulta urgente para inclusão em pauta de um processo de prestação de contas no qual faria sustentação oral. No caso, o profissional recebido pelo canal virtual teceu elogios à nova ferramenta e comunicou que a divulgaria para seus pares.

Para uma servidora que trabalha na novidade, a baixa demanda pode ser em decorrência da existência do processo judicial eletrônico e do teleatendimento prestado aos jurisdicionados por e-mail e WhatsApp, aprimorado pela SJ desde o início do trabalho remoto. Segundo ela, tais recursos “praticamente esgotam a demanda por informações e a necessidade de interação”. Nesse sentido, acredita que o “Balcão Virtual” deva se desenvolver e consolidar para os casos de demandas urgentes, como no caso relatado.

O “Balcão Virtual” do TRE-SP está disponível por meio da plataforma “Zoom”, sem necessidade de agendamento, observada a ordem de entrada na sala de espera do sistema. Disponíveis de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 18h00, os links de todas as unidades judiciárias do Tribunal podem ser consultados a seguir.

 

• Balcão Virtual 1º Grau – Zona Eleitorais

• Balcão Virtual 2º Grau

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