Presidente do TRE destaca normalidade do pleito em ano de pandemia
Eleitores de 16 cidades paulistas foram às urnas; 0,56% das urnas foram trocadas neste segundo turno
No fim da tarde deste domingo (29), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, recebeu veículos de imprensa na sede do Tribunal. Afirmou que o sucesso das eleições é resultado dos esforços de uma equipe, e agradeceu aos meios de comunicação por esclarecerem a população num ano tão desafiador. “As eleições ocorreram dentro da normalidade, apesar de realizadas num contexto de pandemia”, disse o magistrado.
Das 36.711 urnas eletrônicas usadas no segundo turno no Estado, 205 apresentaram falhas e foram trocadas: 143 na capital e 62 no interior, o que corresponde a 0,56% do total. Uma urna foi substituída pela votação por cédulas, na 347ª Zona Eleitoral, na capital.
O magistrado destacou ainda o comprometimento dos servidores da Justiça Eleitoral durante o processo eleitoral e o importante papel de advogados, representantes do Ministério Público e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/SP) para o êxito do pleito.
Maior colégio eleitoral do Brasil
Dos mais de 33 milhões de eleitores do Estado, 14.537.905 estavam aptos a votar nos 16 municípios que tiveram segundo turno neste domingo. Cento e oito zonas eleitorais estiveram envolvidas no pleito. Foram 3.809 locais de votação, nos quais funcionaram 36.711 seções eleitorais. A cada seção corresponde uma urna eletrônica. O segundo turno no Estado de São Paulo contou com a valiosa colaboração de 146 mil mesários.
Municípios paulistas com segundo turno
Além da capital paulista, as quinze seguintes cidades tiveram nova votação neste domingo: Bauru, Campinas, Diadema, Franca, Guarulhos, Limeira, Mauá, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, São Vicente, Sorocaba, Taboão da Serra e Taubaté.