Em 15 cidades da Grande São Paulo, mais da metade dos eleitores ainda não cadastrou a biometria obrigatória
Em São Caetano do Sul, apenas 47% participaram do procedimento
Dos 478 municípios paulistas que realizam a biometria obrigatória neste ano, 15 fazem parte da Grande São Paulo, número que totaliza mais de 1 milhão de eleitores. E, desse total, mais da metade (590 mil pessoas) ainda não cadastrou as digitais a fim de evitar o cancelamento do título e restrições na vida civil.
Entre as 15 cidades da região metropolitana, São Caetano do Sul é a maior, com eleitorado de 136.235, dos quais 64.139 (47,08%) fizeram a biometria até o momento. Logo em seguida, vem Ferraz de Vasconcelos, que tem 126.499 eleitores, sendo que 51.898 (41,03%) tiveram as digitais cadastradas. Já a terceira maior da lista é Francisco Morato, com 126.499 eleitores, dos quais 61.618 (51,06%) já compareceram para o cadastramento.
Os prazos terminam entre os meses de agosto e dezembro, dependendo da cidade.
Mais Segurança nas Eleições 2020
Os eleitores de todos os municípios paulistas que realizam a biometria obrigatória terão a sua identidade confirmada pelas impressões digitais ao votar nas eleições municipais de 2020. O procedimento visa aumentar a segurança do pleito, já que as digitais de cada indivíduo são únicas.
O procedimento biométrico, além de colher as digitais do eleitor, revisa os seus dados pessoais, atualizando o cadastro eleitoral.
Atendimento
O eleitor pode fazer o cadastramento biométrico no cartório eleitoral de seu endereço e para isso é necessário agendar o atendimento no site do TRE-SP; ou nos Postos do Poupatempo com serviços eleitorais, agendando no site do Poupatempo.
Na data e hora agendados, ele deve levar documento de identificação oficial e comprovante de residência recente, além do título de eleitor, se tiver.
Confira abaixo se a biometria é obrigatória em sua cidade e os prazos finais do cadastramento.
Saiba mais sobre a biometria em São Paulo.
Curta nossa página no Facebook tresp.oficial
Siga nosso Instagram @trespjus
Siga nosso twitter oficial @trespjusbr