Mais da metade dos eleitores de Hortolândia precisa fazer a biometria
Eleitor deve se cadastrar o quanto antes para não enfrentar filas
Mais da metade dos eleitores de Hortolândia ainda não fizeram a biometria obrigatória e podem ter o título cancelado. Do total de 150.841 eleitores, somente 45,9% (69.299) tiveram as digitais coletadas até o momento. O eleitorado do município já será identificado pela biometria nas eleições municipais de 2020.
O cadastramento biométrico se tornou obrigatório em Hortolândia no dia 4 de fevereiro deste ano, mas o procedimento está sendo realizado pelo cartório desde 2015. Entretanto, o percentual de pessoas com digitais coletadas segue bem baixo.
A data-limite para o eleitor se cadastrar é 19 de dezembro, mas a Justiça Eleitoral recomenda que ele faça logo o procedimento com rapidez e tranquilidade para evitar as longas filas que surgem no fim do prazo.
A tecnologia biométrica confere mais segurança ao processo eleitoral, pois as digitais de cada indivíduo são únicas, excluindo, assim, a possibilidade de uma pessoa se passar por outra.
Cancelamento do título
O cancelamento do documento gera, além da inaptidão para o exercício do voto, várias restrições na vida civil, tais como: impossibilidade de tirar passaporte, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em cargo público.
Documentos necessários
Para fazer a biometria, é necessário levar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e o título, caso tenha.
Se preferir, o cidadão pode agendar o atendimento no site do TRE-SP.
Locais de atendimento
Cartório eleitoral: rua Luiz Camilo de Camargo, 50. Centro. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
Setor Cultural: rua Graciliano Ramos, 280. Jardim Amanda II. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial
Siga nosso Instagram @trespjus
Siga nosso twitter oficial @trespjusb