Ministro Dias Toffoli visita o TRE
Presidente do STF reafirma segurança da urna eletrônica
Na tarde desta sexta-feira (28), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro José Antonio Dias Toffoli, visitou o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), onde foi recebido pelo presidente, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, e demais magistrados da Corte.
Na ocasião, o ministro disse que “é uma alegria estar na cidade de São Paulo pela primeira vez desde que assumi a Presidência do STF e estar neste Tribunal, presidido pelo grande desembargador, jurista e amigo, Cauduro Padin. Eu, que fui presidente do TSE, sempre recebi apoio dos presidentes desta Casa e estou certo de que o bom relacionamento continuará sob a gestão do desembargador Padin”.
Questionado sobre as urnas eletrônicas, o ministro disse que “não há por que recair suspeita sobre a confiabilidade delas, haja vista que os sistemas são auditados e a transparência é garantida pela participação no processo eleitoral dos partidos, Ministério Público Eleitoral e a OAB. As urnas não estão ligadas à internet, não sendo possível a violação por hackers”.
Finalmente, dirigindo-se aos eleitores, o ministro destacou que o princípio da igualdade se concretiza no dia da votação: “uma pessoa, um voto. O protagonista da eleição é o povo brasileiro. Que Deus o ilumine”.
Após dizer que ficava lisonjeado com a visita do ministro, o presidente do TRE, des. Cauduro Padin, disse esperar uma “gestão progressista do ministro Toffoli à frente do STF, tendo em vista sua capacidade e dedicação já comprovadas nas funções que desempenhou”. Reiterou que as “urnas são absolutamente seguras. Qualquer afirmação em contrário é genérica e sem fundamento, pois o dado objetivo é que em mais de duas décadas não houve prova de fraude”. Também afirma esperar que o eleitor exerça o dever de cidadania por meio do voto. “Todo voto é importante”, concluiu o desembargador.
Siga nosso twitter oficial @trespjusbr
Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial