Segundo turno transcorreu em clima de tranquilidade, avalia presidente do TRE-SP
O magistrado disse que número de ocorrências ficaram dentro da normalidade e agradeceu aos participantes do processo eleitoral
Na noite deste domingo (28), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, disse em entrevista coletiva que a eleição em segundo turno “transcorreu normalmente, sem número expressivo de ocorrências, dado o tamanho da estrutura do pleito no Estado. Dedico um agradecimento simbólico às urnas eletrônicas, que funcionaram tão bem”.
A referência às urnas se deu devido a notícias falsas (“fake news”) que foram veiculadas na internet, questionando a credibilidade do sistema eletrônico de votos.
Durante todo o dia, a Justiça Eleitoral monitorou reclamações vindas dos locais de votação e agiu rapidamente para resolvê-las. Em geral, as irregularidades noticiadas tinham a ver com procedimentos incorretos feitos pelo próprio eleitor.
Ao final, o presidente dirigiu agradecimentos aos jornalistas, aos servidores da Justiça Eleitoral, incluindo mesários e demais pessoas que colaboraram para o sucesso do pleito.
Resultados
Com quase 100% das urnas apuradas, o candidato João Doria, do PSDB, foi eleito governador de São Paulo, com 51,8% dos votos. Márcio França, do PPS, obteve 48,2% dos votos.
O Estado de São Paulo tem 33.032.785 eleitores. A abstenção foi de 21,79%.