É fundamental que a população participe do processo eleitoral, diz presidente
Urna eletrônica, consciência e participação na política fizeram parte do debate
A participação do cidadão no processo eleitoral foi o fio condutor do debate “Ética na Política”, realizado na quarta-feira (16), no auditório TUCA. “Neste momento em que é possível a renovação, é fundamental o envolvimento de todos, e a Justiça Eleitoral tem atuado para dar uma efetiva transparência à atuação do eleitor cidadão”, defendeu o presidente do TRE-SP, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin.
Na mesma linha, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, ressaltou que a atual situação do país exige discernimento e compromisso de todos os cidadãos e das instituições. “Esperamos que esse ano eleitoral possa ajudar no crescimento da consciência política e no desejo de participar e construir um Brasil melhor”.
As formas práticas de participação do eleitor foram abordadas pelo diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), advogado Luciano Caparroz. Segundo ele, o cidadão pode melhorar a qualidade dos políticos contribuindo com a elaboração de projetos de lei de iniciativa popular, como foi o caso da ficha limpa, e com o acompanhamento da atuação das instituições, por intermédio da lei de Acesso à informação. Ressaltou, ainda, que “o juiz final é o eleitor, pois é ele quem escolhe o candidato”.
Ao falar sobre a evolução do processo eleitoral, o presidente do TRE também destacou a confiabilidade da urna eletrônica, a transparência do cadastro eleitoral e o desafio das fake news. “As notícias falsas não são novidade. A melhor maneira de as combater é com a própria informação e com uma postura mais responsável dos eleitores no compartilhamento de conteúdo”, finalizou.
O debate “Ética na Política” integra o programa “Diálogos com a Cidade”, promovido pela Arquidiocese de São Paulo, que propõe uma interação entre a Igreja Católica e a sociedade civil.
Siga nosso twitter oficial @trespjusbr
Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial